O Programa Cidadania Digital possui uma rede com cerca de 700 Centros Digitais, presentes em mais de 400 municípios da Bahia
Deste sábado (22) até quarta-feira (27), o Programa Cidadania Digital inaugura mais quatro Centros Digitais de Cidadania (CDC) no interior do estado. Neste sábado será no município de Ibiquera, onde o CDC foi instalado em parceria com a prefeitura local, na Rua Lizete Brito.
“Este centro é um anseio de toda cidade, sobretudo daqueles que não têm computador em casa e representa a grande parte da população”, observa o gestor do CDC, Adson Carlos Brás Silva.
Na segunda-feira (24), Barra do Rocha, na Chapada Diamantina, ganhará dois CDCs. Um, instalado no Colégio Vasco Azevedo Filho, e o outro, na sede do sindicato rural. “Vamos aproveitar o Centro para capacitar também os pequenos agricultores em atividades afins com o trabalho no campo”, afirmou o gestor local, Edivaldo Alves Filho.
Na quarta-feira (26), as inaugurações contemplam os municípios de Irará e Ouriçangas. Em Irará, o CDC funcionará no Centro Comunitário da Lagoa Madalena, e em Ouriçnagas, numa parceria com a prefeitura, no centro da cidade.
Programa acelera ritmo de inaugurações
Nos últimos meses, o Cidadania Digital vem imprimindo um ritmo acelerado de inaugurações de CDC, contemplando todos os territórios de identidade do estado e municípios como Nova Itarana, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Lajedinho, Pedrão. Caldeirão Grande, Macaúbas, Boquira, Ibipitanga, Utinga, Muniz Ferreira, Mucugê, Andaraí, Aiquara, Iaetê e Abaíra, dentre outras localidades.
Por meio do Programa Cidadania Digital, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Governo do Estado está tirando a Bahia do incômodo 20º lugar em inclusão digital entre os estados brasileiros.
A importância do programa é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste.
O programa possui uma rede com cerca de 700 Centros Digitais de Cidadania, presentes em mais de 400 municípios da Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas.
O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos.
O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital - 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.
Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br