O deputado Zé Neto parabenizou as iniciativas e lembrou dos investimentos de mais de R$ 5 milhões do Estado no Centro Industrial
O diretor e o vice-presidente do Centro Industrial Subaé - CIS, Carlos Frederico Rodrigues e Luis Costa Neto lançaram, na manhã de hoje (25) dois projetos, o Educação Ambiental e o Bolsa de Resíduos, como forma de estreitar relações entre CIS, indústria e comunidade. No lançamento, estiveram presentes os deputados estaduais Zé Neto e Eliana Boaventura.
Zé Neto parabenizou as iniciativas e lembrou dos investimentos de mais de R$ 5 milhões do Estado no Centro Industrial. "A cidade vive uma fase industrial de grande destaque e devemos isso, em grande parte, ao governo do Estado, que também tem investido muito em saneamento. No fim do próximo ano os investimentos devem somar 192 milhões de reais em saneamento e isso diz respeito à preservação ambiental, saúde, água tratada, coleta de lixo, esgotamento sanitário. Logo mais, na reunião com Wagner, o CIS estará na pauta, o que podemos fazer para alavancá-lo ainda mais", afirmou o deputado.
O Bolsa de Resíduos oferece o espaço e o sistema eletrônico para anúncios de comercialização de resíduos provenientes de indústria, atividades rurais, comércio, associações e cooperativas. Os interessados em vender, doar ou comprar resíduos, sobras e matérias-primas sem uso podem fazer o contato através do site bolsaderesiduoscis.ba.gov.br, que também foi lançado hoje. O serviço pretende fortalecer o setor de reciclagem, contribuir para um desenvolvimento industrial sustentável e minimizar a deposição dos resíduos no meio ambiente.
O Educação Ambiental é uma ferramenta de disseminação de conhecimento sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Para isso foi desenvolvida a cartilha Natureza em Alerta, que trata de água, lixo, camada de ozônio, efeito estufa poluição, reciclagem, reutilização e pretende incitar discussões e reflexões. O material será distribuído gratuitamente em escolas, associações e clubes de serviço.
O projeto foi executado em parceria com Pirelli, Vipal, Nestlé, e Belgo Bekaert, indústrias localizadas no CIS.