Sediada no bairro do Rio Vermelho, entidade é composta por 30 municípios da região
Para aprimorar a administração dos municípios da Chapada, foi inaugurada, ontem (27), a União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), reunindo 30 prefeituras da região. A sede do órgão fica localizada no Rio Vermelho, onde será implantado um banco de dados de projetos e de apoio aos prefeitos associados, facilitando o acompanhamento de todos os trâmites de processos administrativos e judiciários junto às secretarias do Estado e órgãos federais com sede em Salvador.
Segundo o presidente da UMCD e prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso, por meio da entidade, os gestores municipais vão poder contar com uma estrutura para acompanhar seus processos, beneficiando principalmente os municípios de pequeno porte. “Resolvemos nos unir para lutar a favor da Chapada, porque nossa região estava bastante esquecida. Queremos ficar perto dos poderes estaduais para garantir ainda mais benefícios aos municípios que compõem a região”.
“É sempre importante as prefeituras se associarem. A união dos municípios da Chapada é uma boa iniciativa e estando em Salvador é melhor ainda, porque os prefeitos ficam mais próximos do Governo do Estado”, avaliou o governador Jaques Wagner.
Wagner comentou sobre o andamento do projeto de construção do Hospital da Chapada. “Assim que estiver pronto o projeto, o hospital será anunciado”. O governador lembrou que a Chapada Diamantina tem sido beneficiada com diversas ações do governo estadual, como implantação de Centros Digitais de Cidadania (CDCs), do Programa Água para Todos, das Unidades de Saúde da Família (USF), com a recuperação de rodovias, obras de saneamento básico, apoio à agricultura familiar e ações de combate para prevenir incêndios na região.
Na visão do deputado estadual Zé Neto (PT), a união da Chapada no nível de organização que está sendo dado é, certamente, a mais importante conquista daquela região nas últimas décadas. "O passo para o desenvolvimento está sendo dado com muita segurança. Parabéns para a UMCD", destacou.