A proposta garante transporte gratuito para deficientes físicos
Reeleito hoje (01) presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, o deputado Zé Neto (PT) reuniu-se com o presidente da Associação Municipal e Metropolitana de Pessoas Portadoras de Deficiência, Cledson Cruz, e garantiu que colocará em votação os projetos de lei que garantem o acesso gratuito ao transporte público municipal e intermunicipal para deficientes físicos, mentais e sensoriais na próxima semana.
Segundo Cledson, os projetos de lei vêm tramitando a cerca de 15 anos, mas "sempre encontram novas barreiras". Zé Neto disse que não medirá esforços para votar o mais rapidamente possivel os PLs: "precisamos agir em duas frentes: fazer com que o que já foi aprovado seja efetivado e votar o que precisa ser votado. De nossa parte não pouparemos esforços. È preciso que os movimentos sociais participem desse processo para que haja pressão externa".
Os projetos são importantes para garantir que os deficientes se desloquem de outros munícipios para que tenham acesso aos centros de tratamentos, localizados em sua maioria em Salvador e região metropolitana. O objetivo é que os habitantes de outras localidades possam utilizar os transportes hidroviários, rodoviários e alternativos. " As pessoas já não têm dinheiro pra dormir ou comer na capital, sem transporte a situação se torna impossivel", declarou Cledson.
Na próxima semana haverá manifestações na Assembleia pela retomada do projeto, que será posto em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da qual o deputado Zé Neto é presidente.