Evento discute regulamentação da atividade, o financiamento para o operadores e a qualidade do serviço prestado
O deputado estadual Zé Neto participou, nesta quita-feira (03), no Fiesta Convention Center, em Salvador, da abertura do 10º Encontro Nacional do Transporte Alternativo. O evento, promovido pela Fenatral, representante nacional dos trabalhadores do setor, vai até o dia 5 de setembro.
Também compareceram ao evento o Presidente da AGERBA (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), Antonio Lomanto Netto, o secretário Estadual de Infraestrutura, João Leão e representantes de 220 cooperativas, associações e sindicatos. A expectativa é que compareçam aproximadamente 1,2 mil pessoas por dia.
O objetivo do evento é discutir a situação do transporte alternativo, com debates sobre a regulamentação e financiamento da atividade. O projeto de lei que tira da clandestinidade a classe foi sancionado pelo Governador Jaques Wagner em fevereiro deste ano, e está agora á caminho da regulamentação. Em discurso, João Leão prometeu que a regulamentação acontecerá nos próximos 30 dias. Lomanto Netto aproveitou para enfatizar que “esse projeto não tem pai, porque foi construído de forma coletiva”, na Assembleia Legislativa e no Executivo.
Histórico
Zé Neto iniciou o seu trabalho pela legitimidade do transporte alternativo em 1997. Quando assumiu seu mandato de vereador, em 2001,regulamentou a atividade da categoria em Feira de Santana. Desde então, vem lutando ao lado dos trabalhadores e comemora junto com eles essa nova conquista. Em seu discurso, o deputado ressaltou a importância da regulamentação das vans, mototáxis e também do transporte hidroviário: “sem o transporte alternativo adequado, nós vamos ter um desenvolvimento capenga” e complementou que “ o alternativo chega aonde o empresarial não vai”.
A inscrição no evento ainda pode ser feita pela internet através do site:
http://www.fenatral.org.br/