O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vão disponibilizar atendimento de apoio aos torcedores durante o jogo entre Brasil e Chile, na próxima quarta-feira (9), no Estádio de Pituaçu. A ação foi definida para proporcionar aos torcedores baianos um acolhimento especial durante a partida que integra as Eliminatórias da Copa do Mundo 2010.
Cerca de 80 servidores da rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), vão atuar voluntariamente durante a partida. Eles estarão identificados com uma camisa padronizada com o dizer Posso Ajudar?. Dentre as atividades previstas para a equipe estão recepção do público no estádio, além de orientação sobre localização de arquibancadas, banheiros, portões de acesso e lanchonete.
Os funcionários também realizarão pesquisa de satisfação junto aos torcedores sobre a organização do evento. Os colaboradores voluntários passam por treinamento especial destinado ao alinhamento das ações que serão desenvolvidas e conhecimento da estrutura do estádio.
Atletas, jornalistas e turistas terão recepção especial
Os atletas, jornalistas e turistas que chegarem a Salvador para assistir o jogo do Brasil X Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, serão recepcionados de maneira especial. A expectativa é que aproximadamente dois mil chilenos desembarquem na capital baiana para assistir a partida.
Desde sexta-feira (4), diversas baianas, vestidas a caráter, estão posicionadas em pontos estratégicos do aeroporto da capital para receber e orientar os visitantes, que receberão fitinhas do Senhor do Bonfim e folhetos com informações gerais sobre o jogo.
No domingo (6), às 6h40, os atletas da Seleção Brasileira foram recepcionados por capoeiristas, baianas e fãs. Na terça-feira (8), véspera do jogo, jornalistas e convidados vão assistir a uma apresentação especial do Olodum, no Pelourinho.
Além do receptivo serão realizadas ações especiais no dia do jogo voltadas para os visitantes chilenos e o público em geral. Capoeiristas e baianas distribuirão bandanas e cartões postais de Pituaçu, nas entradas do estádio.
Outro canal de informação que estará disponível 24 horas para os turistas brasileiros e chilenos é o Disque Bahia Turismo. Por meio do telefone (71) 3103-3103, o visitante poderá obter informações sobre bares, restaurantes, farmácias, postos de saúde e telefones úteis, nos idiomas inglês, português e espanhol.
Shows
O público das duas torcidas também poderá acompanhar apresentações dos grupos afro da Bahia, a exemplo do Ilê Aiye e o Cortejo Afro, que farão performances especiais, a partir das 19h, na pista de atletismo do campo.
Ações de incentivo à doação de órgãos e combate à dengue
Os torcedores que forem assistir ao jogo serão convocados a também fazer parte da Torcida pela Vida, aderindo à campanha de incentivo à doação de órgãos, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Sistema Estadual de Transplantes. O combate à dengue também será abordado pela Secretaria de Saúde, que vai orientar o público sobre o assunto.
Quanto à doação de órgão, um estande será instalado na entrada do estádio, onde técnicos do Sistema Estadual de Transplantes desenvolverão atividades de mobilização e sensibilização do público. Além disso, os torcedores serão convidados para que se cadastrem como doadores. Aqueles que aderirem à campanha ganharão uma camisa da Torcida pela Vida.
Com o slogan O Brasil torce pela vida. Seja um doador de órgãos., a campanha prevê a distribuição de folhetos educativos e orientações aos torcedores sobre o processo de doação e transplante de órgãos.
Combate à dengue
A partir deste mês, em todos os jogos que acontecerão no estádio de Pituaçú, torcedores receberão panfletos educativos. Durante as partidas, haverá locução dos modos de prevenção e exibição do vídeo institucional da campanha, e o pessoal de apoio estará utilizando coletes da Mobilização dos Servidores Públicos no Combate à Dengue.
Coordenada pela Sesab, Voluntárias Sociais da Bahia e Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), a mobilização tem realizado diversas atividades, como caminhadas, palestras e faxinaços.
Programação da Seleção Brasileira
Domingo (6)
6h40 - Desembarque no Aeroporto Internacional de Salvador, às 2h05, em vôo fretado proveniente da cidade de Rosário, na Argentina. Os atletas fazem o desjejum no Sofitel, às 7hs, onde almoçam às 13h.
16h - Primeiro treino no Estádio de Pituaçu, depois de atenderem à imprensa.
19h - Jantar no hotel. Lanche às 22h30, antes de dormir, às 23h.
Segunda (7)
16h - Café da manhã até às 10h. Após almoço, ao meio-dia, o grupo atende à imprensa e faz o segundo treino em Pituaçu.
19h - Jantar no hotel e lanche às 22h30, antes de dormir, às 23h.
Terça (8)
16h - Café da manhã até às 10h. Depois do almoço, ao meio-dia, os jogadores atendem à imprensa e faz o terceiro e último treino em Pituaçu.
20h15 - Reunião com o técnico Dunga. Antes, jantar às 19h. Lanche e dormir nos horários dos dias anteriores.
Quarta (9)
19h45 - Preleção, depois de lanche no hotel. O ônibus sai para o estádio logo em seguida.
22h - Jogo contra o Chile, seguido de entrevistas e jantar.
Quinta (10)
6h30 - Embarque para os que vão a São Paulo, no voo JJ 3171. A turma do Rio viaja às 7h20, no voo JJ 3153.
Com informações da Agência Estadual de Comunicação