A EBDA mostrou ao público as tecnologias de desenvolvimento da agricultura familiar no Estado e, em particular, na região de Feira de Santana
Durante a última semana, de 6 a 13 de setembro, foi realizada a 34ª Expofeira no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Ozenir Moraes, foram investidos R$ 160 mil em melhorias na parte física do Parque, como pavilhões, baias e banheiros. Além das baias existentes, foram montadas mais 180 para abrigar cerca de dois mil animais de médio e grande porte dentre bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos de alta linhagem genética. O evento atraiu expositores, criadores, e produtores de diversos estados brasileiros. Os leilões superaram as expectativas tendo sido o maior destaque deste ano.
A 34ª Exposição foi apoiada pelo Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que trouxe a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) para mostrar ao público as tecnologias de desenvolvimento da agricultura familiar no Estado e, em particular, na região de Feira de Santana. Em um projeto arrojado, numa área de 900 metros quadrados, a Ebda demonstrou, de forma dinâmica e interativa, um protótipo de uma casa de farinha, canteiros com tecnologias para culturas diversas, uma área para demonstração de alternativas alimentares, para animal, e de convivência com a seca no semiárido.
O Espaço do Agricultor Familiar foi o tema do projeto executado pela EBDA para melhor situar e facilitar a compreensão do agricultor quanto às tecnologias desenvolvidas para atender às suas necessidades, no campo. Foram expostos produtos desenvolvidos por agricultores familiares como beiju, tapioca e goma; canteiros com tecnologias para culturas diversas, como irrigação de horta doméstica, plantio de pornunça, girassol, abacaxi e palma, e uma área com baias, onde são mostrados animais de tração, caprinos, ovinos e um galinheiro com a criação de galinha caipira.
Neste domingo (13), Zé Neto esteve presente ao encerramento da festa. "O diálogo e a melhoria das relações institucionais com o Estado, sem dúvidas, fortalecem a construção de qualquer evento. Isso possibilitou uma profunda melhora na exposição", destacou o parlamentar.
A animação da Expofeira durante a semana foi garantida por cantores e bandas, a exemplo de Adelmário Coelho, Saia Rodada, Cavaleiros do Forró, Estakazero, Arreio de Ouro, Flávio José e Magníficos.