Encontro em Euclides da Cunha aborda economia regional baiana

Zé Neto e Rui Costa trocaram informações acerca das necessidades da população e destacaram as ações do governo no município

Acompanhado do secretário de Relações Institucionais Rui Costa, o deputado Zé Neto esteve reunido no último sábado (19), com comerciantes e empresários de Euclides da Cunha e região. O encontro, realizado na Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL), promoveu uma conversa entre o governo e o município, no qual os representantes ouviram as necessidades e demandas solicitadas, prestaram contas e passaram informações acerca das ações do Governo do Estado. Participaram também o presidente da CDL, José Antônio Santana, e o líder político do município, João Rodrigues.
Durante o encontro, Zé Neto ressaltou as ações do governo Wagner: "uma das coisas que o governo está fazendo é trazer desenvolvimento para o interior. Nós encontramos uma realidade aonde 91% da economia bancária era concentrada nas mãos da região metropolitana de Salvador". O deputado também relembrou a situação da saúde no governo anterior, na qual haviam apenas sete municípios com mais de cinco modalidades de atendimento médico, além de problemas na infraestrutura e distribuição de renda, o que "reflete uma economia deficitária e um interior sem pujância".
Zé Neto também discorreu sobre a intervenção do governo na reestruturação das cadeias produtivas e na ampliação dos financiamentos. "Com o novo pacote de cinquenta milhões já sendo processado e a aprovação, na última quarta feira, da lei que retira do cadastro de dívidas 63 mil produtores da agricultura familiar, esperamos que o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) venha novamente para a Bahia com todo o vigor, para que o ano que vem tenhamos mais dinheiro no mercado, o que fortalecerá o comércio. Nós teremos, com certeza, até 2010 a maior aquisição do Pronaf nos últimos dez anos".
O parlamentar ainda apresentou aos comerciantes de Euclides a atual situação do comércio baiano e os incentivos propostos pelo governo, que construirá três polos de logística no estado, "fundamentalmente impactantes em todo o comércio". Zé Neto abordou a ação do governo junto à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na compra de toda a produção de feijão por um valor competitivo, diante da queda nos preços, o que dará ao produtor a condição de permanecer produzindo. "Essas políticas são fundamentais para que a gente equilibre as ações", concluiu.
O secretário de Relações Institucionais destacou as obras do governo em Euclides da Cunha, como a construção de cisternas, obras de abastecimento, o programa "Luz para Todos" e prometeu um retorno às demandas solicitadas. Rui Costa falou da nova forma de governar a Bahia, estabelecendo diálogos com os municípios e a população, independente de divergências políticas, o que não ocorria no governo anterior. Costa também falou do conjunto de iniciativas para promover o desenvolvimento e a distribuição de renda em todo o estado, e declarou "entendemos que governar é compartilha esse poder com a sociedade".
O presidente da CDL, José Antônio Santana, agradeceu a presença dos governantes no município e relembrou o fato de que "esta foi a primeira vez em doze anos de CDL que houve a presença de representantes do governo na discussão".

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323