Z Neto dialoga com lideranas indgenas

Na tarde desta quarta-feira (30), o deputado Zé Neto recebeu em seu gabinete uma comitiva de índios das regiões Oeste e Norte do Estado. Durante a visita, os caciques expuseram as principais necessidades enfrentadas e tiveram o apoio do parlamentar, que reconheceu a importância dos povos indígenas na história da Bahia e de todo o país.
“Devemos tratar os índios com dignidade. Os indígenas querem ter condições de trabalho, mantendo suas tradições, e cabe ao Estado traçar condições para que eles possam sobreviver. Precisamos dar visibilidade a existência da cultura dessa gente”, afirmou Zé Neto.
O deputado destacou as ações do governo Wagner na área da saúde, educação, recuperação de estradas, saneamento básico, entre outros investimentos. Zé Neto também pontuou sua atuação nos movimentos sociais, o que considera “fundamental para se garantir o respeito aos direitos humanos”.
Durante o encontro, Zé Neto solicitou aos caciques que encaminhassem as demandas através de uma pauta de trabalho, que deverá ser apresentada e discutida em reunião com data a ser agendada. Estiveram presentes líderes das tribos Tuxá, Kiriri, Kaimbé, Pankararé, além do reperesentante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Domingos dos Santos.
Convênios beneficiam mais de 2 mil famílias indígenas
Em abril deste ano, o governador Jaques Wagner firmou 17 convênios com associações comunitárias de diversas etnias indígenas, beneficiando mais de duas mil famílias com ações de geração de emprego e renda, melhorias na habitação, saúde, educação e infraestrutura.
A iniciativa integra o Plano de Ação para Comunidades Indígenas, elaborado pela Companhia Ação Regional (CAR), que tem investimentos de mais de R$ 2 milhões. Os recursos viabilizaram a implantação de casas de farinha, projetos de mecanização agrícola, irrigação comunitária, despolpadeira de frutas, sistema de abastecimento de água, motor para barcos e barragem, galpão para artesanato, ovinocultura e aquisição de conjunto de equipamentos para a pesca.
O Plano de Ação contempla 32 projetos comunitários, beneficiando os municípios de Banzaê, Buerarema, Euclides da Cunha, Glória, Ibotirama, Ilhéus, Itamaraju, Muquém do São Francisco, Porto Seguro, Prado Rodelas, Santa Cruz Cabrália, Una,Serra do Ramalho, Belmonte, Itapebi, Paulo Afonso, Prado, Pau Brasil, Itaju do Colônia e Curaçá.
Na oportunidade, também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai), com o objetivo de implementar ações no âmbito da educação, saúde, meio ambiente, cultura e fomento ao etnodesenvolvimento.



Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323