As famílias serão beneficiadas também por meio de convênios com organizações não-governamentais para assistência técnica e extensão rural
Na manhã desta quinta-feira (1º), o Governo do Estado lançou, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o Plano Agrícola e Pecuário denominado de “Plano Tamanho Família”. Um pacote de ações que visa favorecer mais de 2,5 milhões baianos que residem na zona rural e pretende dotar a agropecuária de políticas públicas estruturantes, em especial a agricultura familiar.
Na oportunidade, o governador Jaques Wagner firmou o compromisso de que o Estado será responsável em pagar 1% da dívida do agricultor familiar, de modo que viabilizará a renegociação do débito no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Para Wagner, “Não se pode apenas ocupar a terra e resistir, tem que produzir para ser ativo e protagonista do sistema que estamos criando”. Ainda segundo o governador, “neste governo já foram entregues mais de 18 mil títulos de terra para que os produtores possam recorrer ao financiamento e melhorar a sua produção na agricultura familiar”, declarou.
“Estamos replantando a esperança no campo com o “Seguro Safra”, a recuperação do crédito,assistência técnica e formulação de alternativas reais de melhorias para os produtores da agricultura familiar”, afirmou o deputado Zé Neto na solenidade.
O evento contou também com a presença dos secretários estaduais Roberto Muniz (Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária); Walter Pinheiro (Planejamento); Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano); Rui Costa (Relações Institucionais); a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon; representantes da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola); CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento); Desenbahia; Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Sebrae.
Segundo informações da Agência Estadual de Comunicação, o lançamento foi transmitido em videoconferência para 30 municípios, nos quais agricultores familiares, prefeitos e secretários de Agricultura se reuniram em colégios estaduais e sedes das Diretorias Regionais da Educação (Direc's) para acompanhar a programação.