Com investimento de R$ 2 milhões, governo reformou e ampliou a Central Estadual de Regulação
Responsável por detectar as vagas disponíveis nos hospitais públicos para internação e atendimento a pacientes de média e alta complexidade, a Central Estadual de Regulação foi reformada e ampliada. A nova estrutura da central, localizada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, foi inaugurada nesta sexta-feira (2) e vai permitir um maior número de atendimentos e mais agilidade na prestação dos serviços para todo o estado.
A reforma contemplou a aquisição de móveis e 40 novos computadores, além da ampliação do local. O espaço passa a abrigar também o Centro Estadual de Transplante, voltado, sobretudo, à marcação de cirurgias de transplante de córnea e rins. Além disso, a Central Estadual de Regulação teve sua frota de ambulâncias renovada com a compra de 15 veículos para o transporte inter-hospitalar. As ambulâncias vão operar com um sistema de comunicação integrado, fornecido pela Secretaria da Segurança Pública. Por meio de GPS, elas estarão em contato permanente com a própria Central Estadual de Regulação e com as polícias Civil e Militar.
“Vamos ter agilidade nos serviços de transporte inter-hospitalar e detectar vagas mais precocemente, além de aumentarmos os atendimentos realizados. Um conjunto de ações importantes que ganha hoje uma estrutura com instalações físicas adequadas”, explicou o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.
Prioridade
No total, foram investidos R$ 2 milhões em obras e na compra de mobiliário, equipamentos e veículos. Os recursos foram disponibilizados por meio do Banco Mundial (Bird), dentro do projeto Saúde Bahia. O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, garantiu que os investimentos em áreas como a da saúde seguirão como prioridade em 2010. “Vamos investir algo em torno de 60% do orçamento de 2010 na área social. Uma das prioridades é justamente potencializar a descentralização dos serviços de saúde, permitindo a ligação direta entre esses serviços e o cidadão. Um exemplo é esta Central Estadual de Regulação”, declarou Pinheiro.
Informações da Agência Estadual de Comunicação