O deputado Zé Neto destacou a importância de refletir sobre a saúde ambiental e lembrou dos investimentos de R$ 97mi nas obras do PAC na Bahia
Aconteceu nesta terça-feira (13) no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental da Bahia. O encontro foi para discutir os impactos causados pela ação humana sobre a natureza, o que têm gerado problemas cada vez mais graves para a saúde humana e os ecossistemas do planeta.
O deputado Zé Neto nos anos de 2005 e 2006 esteve à frente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e, desde então, vem abordando a importância em capacitar os municípios e sociedade civil para a saúde ambiental.
O parlamentar abriu oficialmente o evento falando sobre a importância de refletir sobre o assunto. “Foi através de eventos como este que se tornou possível trazer o PAC para a Bahia com investimentos de R$ 97 milhões dos governos federal e estadual. Muito se fala sobre o calçamento de ruas, mas pouca atenção se dá ao saneamento básico, questão imprescindível para a qualidade de vida”, afirmou.
Após a abertura, o professor Délio Barbosa apresentou a palestra “Os Paradigmas da Saúde Ambiental”, abordando assuntos como a Constituição Federal, riscos e resultados da degradação ao meio ambiente causados pelo homem.
Em seguida, foram realizados trabalhos em grupos e eleição de delegados. Para garantir a ampla participação, os representantes devem ser escolhidos segundo os diferentes segmentos da sociedade: movimentos sociais; trabalhadores formais e informais; setor empresarial; entidades profissionais; organizações não-governamentais e representantes da poder publico estadual e municipal.
Compareceram ao evento a representante da secretaria de saúde do Estado, Elza Moltez; o representante da secretaria de saúde de Santanópolis, Eraldo Silva; a diretora da 2° DIRES, Iraci Leite e a representante da Pastoral da Criança, Gleide.