Reestruturao da cadeia produtiva do leite pauta de reunio em Serra Preta

Idealizador da cadeia do leite na Bahia, Zé Neto ressaltou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para aprimorar o setor

O deputado estadual Zé Neto esteve reunido na manhã desta quinta-feira (15), com produtores rurais do município de Serra Preta, para discutir a reestruturação da cadeia produtiva do leite e adaptar a estrutura dos fabricos da região à legislação vigente, uma vez que estes estão sendo ameaçados de terem suas atividades encerradas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por apresentarem condições estruturais inadequadas para o funcionamento.
Durante o encontro, realizado no Distrito do Bravo e intermediado pelo vereador Edmilson Azevedo, Zé Neto falou das atuais dificuldades enfrentadas pela cadeia do leite, bem como o desenvolvimento socioeconômico de assentamentos e produtores e a reestruturação do segmento, destacando as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para aprimorar o setor.
A Marca “Leite Bahia" também foi abordada pelo deputado e, de acordo com ele, será formalizada dentro dos próximos 15 dias. Segundo Zé Neto, a iniciativa possibilitará capitanear a compra do leite produzido pela agricultura familiar, revendê-lo à Ebal e distribuir para merenda escolar e projetos sociais.
“A intenção do Governo do Estado é reestabelecer a cadeia do leite na Bahia, aumentar a produção, melhorar a qualidade do produto, industrializá-lo e gerar empregos. A Marca “Leite Bahia” vai levar ao interior renda e mais de 20 mil empregos. Ao invés de comprar leite em outros estados, nós teremos leite de qualidade e uma produção socialmente responsável", afirmou.
Ao finalizar, Zé Neto propôs a elaboração de um documento objetivo contendo as principais necessidades dos produtores da região. “A minha sugestão é que vocês façam a carta da cadeia do leite de Serra Preta para tratarmos, objetivamente, dos pontos especificos, pontuando as questões e buscando recurso e capacitação”, explicou.
Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Preta, Ademy Sena; o coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, Aurino Soares; os vereadores Edmilson Azevedo e Paulo Falcão, também representando a Adab. Além deles, participaram produtores, membros de sindicatos rurais, e representantes regionais.



 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323