Idealizador da cadeia do leite na Bahia, Zé Neto ressaltou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para aprimorar o setor
O deputado estadual Zé Neto esteve reunido na manhã desta quinta-feira (15), com produtores rurais do município de Serra Preta, para discutir a reestruturação da cadeia produtiva do leite e adaptar a estrutura dos fabricos da região à legislação vigente, uma vez que estes estão sendo ameaçados de terem suas atividades encerradas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por apresentarem condições estruturais inadequadas para o funcionamento.
Durante o encontro, realizado no Distrito do Bravo e intermediado pelo vereador Edmilson Azevedo, Zé Neto falou das atuais dificuldades enfrentadas pela cadeia do leite, bem como o desenvolvimento socioeconômico de assentamentos e produtores e a reestruturação do segmento, destacando as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para aprimorar o setor.
A Marca “Leite Bahia" também foi abordada pelo deputado e, de acordo com ele, será formalizada dentro dos próximos 15 dias. Segundo Zé Neto, a iniciativa possibilitará capitanear a compra do leite produzido pela agricultura familiar, revendê-lo à Ebal e distribuir para merenda escolar e projetos sociais.
“A intenção do Governo do Estado é reestabelecer a cadeia do leite na Bahia, aumentar a produção, melhorar a qualidade do produto, industrializá-lo e gerar empregos. A Marca “Leite Bahia” vai levar ao interior renda e mais de 20 mil empregos. Ao invés de comprar leite em outros estados, nós teremos leite de qualidade e uma produção socialmente responsável", afirmou.
Ao finalizar, Zé Neto propôs a elaboração de um documento objetivo contendo as principais necessidades dos produtores da região. “A minha sugestão é que vocês façam a carta da cadeia do leite de Serra Preta para tratarmos, objetivamente, dos pontos especificos, pontuando as questões e buscando recurso e capacitação”, explicou.
Estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Preta, Ademy Sena; o coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, Aurino Soares; os vereadores Edmilson Azevedo e Paulo Falcão, também representando a Adab. Além deles, participaram produtores, membros de sindicatos rurais, e representantes regionais.