Lançamento do Projeto de Inclusão Digital para a saúde e Cartilha sobre a nova política para os agentes comunitários de saúde e de endemias

Confira a Cartilha de Desprecarização dos trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias!

 http://www.saude.ba.gov.br/dab/arquivos/cartilha_acs_ace.pdf

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, juntamente com o Governador da Bahia, Jaques Wagner e o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, e demais autoridades municipais, estaduais e federais, participaram na manhã desta segunda-feira, 16, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, da cerimônia de lançamento do Projeto de Inclusão Digital que vai potencializar as ações dos conselhos de Saúde. Na ocasião, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou a nova política para os agentes de saúde cujas normas estão descritas na cartilha “Desprecarização dos Vínculos e Seleção dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias”.

O Projeto de Inclusão Digital criado pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, em parceria com Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Banco do Brasil visa instrumentalizar a atuação dos conselhos de saúde com o objetivo de fortalecer o controle social em saúde. O Projeto viabilizará a participação dos Conselheiros de Saúde na definição das Políticas de Comunicação, Informação e informática em saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da distribuição de equipamentos de informática que está sendo realizada nessa primeira etapa, o Projeto capacitará os Conselheiros, num segundo momento, visando incentivá-los a realizar pesquisas de informações em saúde.

Na solenidade desta manhã foram entregues 395 computadores aos conselhos municipais e Estadual de Saúde cadastrados no Cadastro Nacional de Conselhos de Saúde do CNS, e distribuidos exemplares da cartilha que irá nortear a política a ser seguida com relação aos vínculos de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, que ainda não possuem as devidas garantias, na maior parte dos municípios baianos. Hoje cerca de 60 dos 417 municípios baianos estão com o sistema dos agentes de sáude regularizados.

Entre os presentes, o deputado federal Walter Pinheiro, que reconhecidamente foi um dos grandes articuladores na luta pela regulamentação e regularização normativa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, anunciou a liberação de 450 milhões pelo governo federal para o Programa dos agentes de saúde. Assim, os municípios receberão cerca de 40% a mais de recursos com vistas ao pagamento de encargos sociais oriundos da regularização da  categoria e proveniente da aprovação da lei municipal que estabelece a contratação definitiva dos agentes.

Para o deputado estadual Zé Neto que também se fez presente em todo o evento o aperfeiçoamento dos conselhos de saúde constituem grande avanço no controle social, na gestão participativa e no combate à corrupção dentro do sistema da saúde. “Medidas como estas ampliam a certeza da saúde cada dia mais próxima do cidadão”.

Até o momento o Projeto contou com  um investimento de cerca de R$ 7 milhões e a estimativa é de que sejam investidos mais R$ 6 milhões para sua finalização.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323