Encontro discute as perspectivas da educao profissional na Bahia

Iniciado nesta terça-feira (20), em Salvador, o evento contou com a participação do governador Jaques Wagner e do deputado estadual Zé Neto

Professores, alunos, representantes do poder público e de entidades educativas estão reunidos, até esta quinta-feira (22), no Hotel Portobello, em Salvador, para o “Fórum Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Desafios e Perspectivas da Educação Profissional”. Iniciado nesta terça-feira (20), com a participação do governador Jaques Wagner, do deputado estadual Zé Neto e outras autoridades, o evento é promovido pela Secretaria de Educação do Estado e visa discutir as políticas públicas em prol do aprimoramento e da expansão do ensino profissionalizante na Bahia.
As discussões promovidas durante os três dias do encontro estão vinculadas à implantação do Plano de Educação Profissional, que visa a estruturação de uma rede física e pedagógica de ensino profissionalizante, na Bahia. Entre os assuntos a serem debatidos está a gestão, financiamento e regulação da educação profissional, bem como a formação de professores, técnicos e gestores da área.
Descentralização do ensino profissionalizante
Visto como uma ferramenta fundamental para preparar os jovens de baixo poder aquisitivo para o mundo do trabalho, o ensino profissionalizante está crescendo, justamente, rumo ao interior baiano. Atualmente, o número de unidades profissionais dobrou, chegando a 58 em 38 municípios, com a implantação de 28 mil novas vagas, além da construção de 27 Centros Territoriais.
“A Bahia é muito grande. Não podemos governar com olhos somente para a capital e região metropolitana. Parte de nossa juventude quer continuar trabalhando onde vive, onde mora. Portanto, estamos vendo o potencial de cada região e investindo em educação profissionalizante para reforçar as necessidades regionais”, ressaltou Wagner.
A descentralização do ensino foi confirmada, também, pelo secretário de Educação, Osvaldo Barreto. De acordo com ele, a Bahia terá 42 mil estudantes na educação profissionalizante, em 2010. “Um número dez vezes maior do que em 2006. Um avanço muito grande”, disse.
Com informações da Agência Estadual de Comunicação

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323