Estudantes viram deputados por um dia e aprovam projetos na Cmara

Deputado Zé Neto parabeniza iniciativa: “essa é uma maneira brilhante de despertar no jovem o interesse pela política”

Mais de 400 alunos do ensino fundamental de todo o país participaram nesta quinta-feira (22) de sessão do Câmara Mirim, um programa promovido pelo site infantil da Câmara, o Plenarinho (www.plenarinho.gov.br). Os estudantes votaram três projetos de lei selecionados entre 600 apresentados por crianças no site.
Para o deputado Zé Neto, o projeto é uma maneira criativa de despertar o interesse e tornar o jovem mais familiarizado com a política. “Essa é uma maneira brilhante de despertar no jovem o interesse pela política. O futuro do Brasil está nas mãos dessa garotada”, afirmou.
Deputados mirins
O estudante Carlos Marcus da Silva, 14 anos, vai à escola todos os dias em um caminhão pau de arara. Morador da zona rural de Iracema (CE), quando o transporte não vem ele, enfrenta de bicicleta um percurso de 8 quilômetros para chegar à Escola em que cursa o 9º ano. Mas hoje Carlos teve um dia diferente: foi a Brasília para se tornar deputado por um dia.
Para participar do programa as crianças e adolescentes precisam enviar um projeto de lei fictício. Os três melhores são escolhidos e vão à votação em plenário. O projeto de Carlos determina que todos os conselheiros tutelares tenham ensino superior. “Essas mudanças são necessárias para melhorar a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, defendeu.
De acordo com o coordenador da escola de Carlos, Antônio Marcos Lima, o tema surgiu porque o conselho tutelar é muito presente no dia-a-dia de alunos e professores. “Nós temos muitas famílias desestruturadas, por isso recorremos sempre ao conselho. Quando uma criança começa a faltar muito chamamos os conselheiros para intervir”, explicou.
Segundo Lima, a escola que atende crianças carentes é muito envolvida em projetos como o Câmara Mirim. “A gente se inscreve em tudo. Acho que o bom resultado é fruto do nosso trabalho. Os gestores e professores trabalham muito de perto com os alunos”, disse.
Além do projeto sobre a melhoria dos conselhos tutelares, mais duas matérias foram votadas e aprovadas. O projeto de lei de João Pedro Mello, de 13 anos, estudante de Brasília (DF), proíbe o fumo perto de crianças. Já Richard Oliveira, de 14 anos, de São José dos Campos (SP), apresentou um projeto para que todos os prédios públicos reaproveitem a água da chuva.
Carlos disse que quando crescer quer ser deputado para poder melhorar a vida das pessoas. Filho de agricultores que praticamente não sabem ler nem escrever, ele quer que todas as crianças tenham oportunidade de serem alfabetizadas.
Fonte: Agência Brasil e Mandato da Luta

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323