Governo também tem investido em inclusão digital, com a construção de Centros Digitais de Cidadania (CDC)
Aos 66 anos de idade, o aposentado João Fernandes vive, pela primeira vez, a emoção de realizar o sonho da casa própria. “Nunca havia saído do aluguel, agora tenho meu cantinho para viver em paz”, disse.
Assim como Seu João, outras 700 pessoas de Arataca, cidade no Sul da Bahia, foram beneficiadas com a entrega de 120 moradias, nesta quinta-feira (22), pelo governador Jaques Wagner por intermédio do Programa Casa da Gente. O Governo do Estado investiu R$ 90 mil e a Caixa Econômica Federal (CEF) mais R$ 750 mil na construção das casas, que obedecem ao modelo padrão com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa.
Com a entrega destas moradias, o programa estadual atingiu a marca de 17 mil casas entregues, ao longo de dois anos e dez meses de governo. Outras 47 mil unidades estão sendo construídas ou encontram-se em fase de contratação, nos diversos territórios do estado.
“Já morei de aluguel, por isso, sei como é esta realidade. Diante disso, a meta do nosso governo é entregar 50 mil moradias para tornar o sonho da casa própria real”, comentou Wagner, “Até o fim do meu mandato, estarei em todas as 417 cidades baianas, para conhecer, de perto, as deficiências de cada localidade”, enfatizou.
Inclusão Digital
Wagner ainda inaugurou o Centro Digital de Cidadania (CDC) número 918, no município de Arataca, localizado na Associação Cultural do Centro de Formação Florestan Fernandes, no assentamento Terra Vista. São 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. A previsão é de atingir o milésimo CDC até o final do ano, cobrindo todos os 417 municípios baianos.
Os CDCs são disponibilizados por meio do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de 900 unidades em toda Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. Considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil, o programa está em amplo crescimento e até o final deste ano contará com mais de mil CDCs, em todos os 417 municípios baianos. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços.
Fonte: Agecom