Acompanhando o governador Wagner, o deputado Zé Neto, idealizador da cadeia do leite na Bahia, participou da inauguração da Leitíssimo neste sábado (24)
Uma fábrica com capacidade para produzir 150 mil litros de leite por dia foi inaugurada neste sábado (24) na região oeste do estado, na presença do governador Jaques Wagner e do deputado estadual Zé Neto, idealizador na cadeia do leite na Bahia. Batizada de “Leitíssimo”, a unidade, instalada na Fazenda Leite Verde, que fica entre as cidades de Jaborandi e Cocos, produzirá leite UHT, tipo longa vida, de alta qualidade e vai atender ao mercado baiano.
A instalação da fábrica é resultado da política de atração de investimentos do Governo do Estado, que garante apoio a empreendimentos da iniciativa privada. A Fazenda Leite Verde, maior produtora brasileira de leite em sistema pastoral, possui 15.500 hectares.
Três mil cabeças de gado são criados no pasto, sem confinamento e com técnicas de manejo que permitem a produção de leite sem resíduos químicos. O clima da região associado a um amplo sistema de irrigação garante alto índice de produção durante todo o ano.
Com a inauguração da fábrica, a região oeste, que já produz soja, café e algodão em larga escala, começa a se tornar também um polo da produção de leite. Atualmente, a Bahia é o maior produtora do Nordeste, com 911 milhões de litros por ano.
"Saber que na Bahia tem uma propriedade com 256 hectares, irrigação de pivot e 3 mil cabeças de gado produzindo em média 15 a 18 litros, com a insdustrialização na própria fazenda, aplicando as mais modernas técnicas, é realmente gratificante e serve como referência para que possamos refletir e investir na mudança cultural da produtividade do leite na Bahia", afirma o deputado Zé Neto.
O parlamentar tem percorrido o interior do estado para dialogar com pequenos produtores sobre os detalhes do projeto que prevê a abertura de linhas de crédito e a certificação de qualidade do leite. "Em um momento decisivo na modernização da cadeia produtiva do leite, o governador Jaques Wagner reforça as ações governamentais para impulsionar ainda mais os incentivos à agricultura familiar", disse.
Com informações da Agência Estadual de Comunicação Social