Para Zé Neto com o “Leite Bahia” a CCLB se tornará mais competitiva dentro do estado, se livrando da falência
O deputado Zé Neto participou na última sexta-feira (30) de uma reunião na Central de Cooperativas de Leite Bahia (CCLB) para discutir assuntos ligados à crise financeira que a empresa está passando.
A CCLB é uma união de 30 cooperativas de beneficiamento do leite que conta com 84 funcionários e está atualmente com dois meses de salários atrasados. O representante do conselho administrativo das cooperativas, Gianpiero, explicou que a situação já foi muito pior quando a fábrica chegou a ficar com 14 meses de salários dos funcionários vencidos.
O advogado da empresa afirmou que já foram realizadas diversas reuniões com representantes das cooperativas e dos sindicatos, para que buscassem uma solução. “Nosso problema se deve a falta de leite no mercado. Temos que ter o leite para gerar os lucros com os quais pagamos os funcionários e todas as despesas da fábrica”, esclareceu Emanoel José Reis de Almeida.
Zé Neto ressaltou que a Bahia vinha passando por um dos piores momentos para o leite pois a média de produção por vaca no estado é de 3,7 litros por mês, enquanto em estados como Goiás cada vaca produz em média 15 litros a cada mês.
O parlamentar ainda ressaltou que com a criação da marca “Leite Bahia” o produto do nosso estado irá ter mercado para escoar a mercadoria além de aumentar a competitividade com outros estados.
O vice-presidente da CUT Bahia, Reginaldo Freitas, declarou que o principal motivo da assembléia era o de discutir soluções para os problemas da CCLB. “Não estamos aqui por acaso. Queremos uma ajuda pra salvar a cooperativa para que ela possa dar lucro e assim manter os empregos de todos que aqui trabalham à tantos anos”. Declarou o representante da CUT.
O representante do Sindalimentação, Derlan Queiroz, agradeceu a presença do deputado e declarou que o sindicato o qual representa, entrou para as negociações porque as coisas não iam bem com a CCLB e que agora, com a ajuda do Estado através de parcerias, as coisas devem melhorar para as cooperativas.
O deputado Zé Neto fez a interlocução entre os representantes da fábrica, os trabalhadores e os sindicatos. O parlamentar também declarou: “O Governo do Estado pode ajudar vocês com a marca do leite e conseguir parcerias, como por exemplo, com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Quero que vocês, trabalhadores, participem da gestão. Vou cumprir com o meu papel que é conseguir recursos para a CCLB e não deixar isso aqui fechar as portas”, concluiu o deputado.