Uma comitiva de 14 líderes comunitários apresentaram demandas e solicitaram apoio do Governo às entidades
Acompanhados do deputado estadual Zé Neto, líderes comunitários dos municípios de Amélia Rodrigues, Salvador e Teodoro Sampaio estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (04), com o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, para apresentarem as demandas das associações e solicitarem apoio do Governo do Estado na execução de projetos e programas ligados à infraestrutura, cultura, saneamento entre outros.
Durante a reunião, Zé Neto falou da importância de organizar e capacitar as associações, permitindo o acesso aos programas dos governos, tanto no âmbito estadual e federal. Através do Mandato da Luta, serão viabilizados títulos de utilidade pública estaduais, visando o fortalecimento das entidades.
“Tínhamos dificuldade em acessar os benefícios destinados às associações pelo Governo do Estado, e só agora isto está sendo viabilizado. Queremos uma parceria com o Estado para somar, potencializar e fortalecer o trabalho destas associações”, explicou o líder comunitário da cidade de Amélia Rodrigues, José Batista.
Na ocasião, Batista ressaltou o empenho do deputado Zé Neto e do secretário Rui Costa que garantiram, através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), o abastecimento de água para os moradores do loteamento Canto Verde, em Amélia Rodrigues. As obras estão em andamento.
Outro ponto abordado na reunião pelos representantes da Associação de Barraqueiros de Amélia Rodrigues, tratou sobre as melhorias do perímetro urbano do município, bem como a situação dos barraqueiros instalados às margens da BR-324 com a privatização da rodovia. De acordo com o deputado e o secretário Rui Costa, a situação será resolvida através do diálogo com a concessionária responsável pela restauração do trecho, visto que a posição do Estado é que haja uma combinação, chegando a um consenso, argumentaram.
O líder comunitário do assentamento Engenho Velho, em Teodoro Sampaio, Isael dos Santos, apresentou demandas refentes á abastecimento de água e eletrificação rural, mencionando também a produção de açúcar mascavo na comunidade e a necessidade de incentivos do Governo do Estado no projeto.
Iraci Barbosa, coordenadora do Centro de Cultura da Liberdade, em Salvador, mencionou sobre ações na área cultural, solicitando a retomada de alguns projetos para geração de renda, a exemplo do “Projeto Calendário”, proposto pela secretaria de estadual de Cultura.
Participaram também da reunião lideranças dos bairros de Cajazeiras XI e VIII, Sussuarana, Alto do Cabrito, Itapuã e Jardim Lobato da cidade de Salvador.