Evento visa a promover o intercâmbio de experiências e estudos para o estreitamento das relações entre os Conselhos
A 33ª reunião plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), que põe em discussão políticas educacionais no Brasil, acontece nestas quinta e sexta-feira (05 e 06), no Hotel Tropical da Bahia, no Campo Grande, em Salvador.
O evento deve reunir cerca de 150 participantes de todo o país, e visa a promover o intercâmbio de experiências e estudos para o estreitamento das relações entre os Conselhos Estaduais de Educação, bem como propor sugestões para subsidiar a elaboração, acompanhamento e avaliação dos Planos Nacionais de Educação.
Para o deputado estadual Zé Neto (PT), o Fórum é de suma importância para a construção de uma política educacional eficaz no Brasil. “Encontrar saídas planejadas para a educação é primordial para que a política de Estado seja eficiente. É a demonstração de atenção a essa política, e não apenas ações pontuais de cunho específico de um ou outro governo, que determinará o sucesso de um projeto para a educação. O governador Jaques Wagner está de parabéns”, declarou o parlamentar.
Programação
Nesta sexta-feira (6), pela manhã, está prevista a palestra “Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica”, debates e um café com prosa e arte. Por volta das 11h, haverá a apresentação de um documento sobre Ensino a Distância (EAD) e, logo após os debates, acontece a eleição do presidente e vice-presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. À tarde, será realizada a palestra “Sistema Nacional Articulado”, além de debates e encaminhamentos. O encerramento com o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, professor Astor de Castro Pessoa, está marcado para 16h.
João Gabriel Galdea