Solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Feira de Santana
O deputado Zé Neto prestigiou, na noite desta quinta-feira (12), a sessão solene que aconteceu na Câmara Municipal de Feira para homenagear com o Título de Cidadão Feirense o comerciante Nelson Dias de Assis e a entrega Medalha Missionário Roderick Murdo Gillanders ao pastor Jean Cláudio Viana da Conceição.
O vereador Everton Carneiro, falando sobre Neson, lembrou que a Câmara está a promover o título para um ipiraense que nunca deixa de expressar sua paixão pelo povo feirense. “Trabalhou como comerciário durante o dia e ajudante de garçom à noite. Por volta de 1980 ingressou no comércio informal na Feira do Rolo, até que a feira foi transferida para o lado do Mercado de Arte e, por reclamações dos comerciantes do local, foram mais uma vez transferidos para a Praça Presidente Medici. Já que não tinham representatividade e não suportando mais ser transferido de um lado para o outro, em 1996, Nelson decidiu fundar uma entidade jurídica que representasse o povo que sofria junto com ele, criando assim a Associação de Vendedores Ambulantes de Feira de Santana. Hoje reconhecida na Praça de Feiraguai”.
O vereador Justiniano França considerou que o pastor homenageado é uma pessoa muito conhecida no meio evangélico e no meio público, através de suas ações. Lembrou que desde os 16 anos se tornou evangélico, chegando a fazer o curso de bacharel em Teologia. “Tem usado seu dom e talento para ajudar pessoas em diversas áreas. Trata-se, portanto, de uma homenagem importante para um homem comprometido com Deus, com sua família, com sua Igreja (Batista Bethânia) e com a cidade, onde tem contribuído no campo social e espiritual. Tenho certeza que nossa cidade tem sido mais princesa com suas ações”, concluiu.
Nelson agradeceu aos edis presentes, ao deputado Zé Neto, a família e, principalmente, ao povo do Feiraguai e fez uma retrospectiva da sua vida em Feira de Santana e do Feiraguai. “Me organizei, organizei tudo, cadastrei todos os comerciantes do Feiraguai, fiz as carteirinhas, credenciei todo mundo e abri o dialogo com o poder público. Hoje todos temos conta em banco, o que antigamente não conseguimos. Comprar um carro? Se fosse do Feiraguai não podia, não conseguia financiamento”, lembrou.
O pastor Jean Cláudio agradeceu aos presentes e se declarou emocionado. “É imensurável a emoção que eu estou aqui sentindo diante desta platéia seleta, sendo homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana, a minha cidade, minha Princesa do Sertão. Toda caminhada tem o primeiro passo, e para chegar ate aqui, percorri diversos caminhos, superei obstáculos, enfrentei pessoas que não acreditavam em mim. Hoje, aqui nessa casa legislativa, eu posso dizer que venci” afirmou Jean.
Estavam presentes na sessão membros da Igreja Batista, comerciantes do Feiraguai, vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Paulo Aquino, representando o prefeito Tarcízio Pimenta e o ex-prefeito José Ronaldo.
História de Luta no Feiraguai
Desde 1991, período em que foi criado o Feiraguai, o deputado Zé Neto acompanha os comerciantes na busca de uma alternativa que viabilize a comercialização das mercadorias de forma ordenada, sendo inclusive um dos principais responsáveis pela transferência desses comerciantes da Praça João Pedreira para a Praça Presidente Médici, onde funciona atualmente.
O parlamentar feirense busca está sempre presente e, defende os interesses dos comerciantes e camelôs, externando sua posição e apoio.