“Quando a gente melhora, podemos cobrar mais. Temos que nos qualificar e nos unir”, afirmou o parlamentar.
O deputado Zé Neto reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (19), a convite do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDRACS), com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de cerca de 15 municípios do interior da Bahia. O encontro aconteceu na cidade de Mairí e serviu para esclarecer dúvidas com relação à efetivação, sindicalização, piso salarial, plano de carreira, dentre outras.
A vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (CONACS), Lúcia Gutemberg, tratou a respeito da falta de informação da categoria e a dificuldade de comunicação entre os sindicatos e associações da classe.
Respondendo ao questionamento da vice-presidente da CONACS, Zé Neto se propôs em marcar uma reunião com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ramos, no sentido de viabilizar pelo menos um computador com acesso à internet para cada sindicato e associação da classe junto ao Governo do Estado.
O parlamentar ainda fez questão de falar sobre a necessidade de qualificação. “Quando a gente se qualifica, temos mais poderio. Por isso que nós cobramos qualificação, quando a gente melhora, podemos cobrar mais. Temos que nos qualificar e nos unir”.
Outro ponto abordado pelo deputado foi à criação de uma linha de crédito especial, dentro do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, específica para os ACS e ACE. “Todos os sindicatos e associações de vocês deveriam fazer uma mudança estatutária, para prever a possibilidade de construção de casas, de realização de convênios com a Caixa Econômica, com Governo Federal, Estadual e Municipal para que pudesse promover habitação, programas sociais, eventos culturais e parceiras”.
Histórico
Reafirmando o compromisso de luta em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, o Mandato do deputado Zé Neto tem realizado um verdadeira marcha pelo interior da Bahia, dialogando com os sindicatos, associações e principalmente com os gestores municipais, com o intuito de fazer com que estes cumpram a legislação em vigor, contratando os agentes por meio da forma legal, desprecarizando os vínculos com as categorias em todo o Estado da Bahia, assim como garantindo-lhes maiores direitos.
A trajetória política do parlamentar se afina e se entrelaça com a história dos agentes de saúde da Bahia há quase 18 anos, período