Número de usuários é um diferencial competitivo importante para negociar com hospitais, clínicas e laboratórios
Maior operadora de plano de saúde do Norte e Nordeste do Brasil, com 430 mil segurados, o Planserv vai ampliar ainda mais sua carteira de clientes nos próximos meses. Com a Lei 9.528 - que abre a possibilidade de adesão ao plano para netos de até 35 anos incompletos dos titulares e para empregados ativos e inativos de empresas públicas e de economia mista - espera-se um ingresso inicial de 20 mil novos beneficiários.
O tamanho do Planserv é um diferencial competitivo importante para negociar com hospitais, clínicas e laboratórios. Isso porque o número de pessoas que utilizam o plano é mais de três vezes superior à carteira de clientes da segunda maior operadora no estado.
Além disso, o equilíbrio financeiro conquistado tem permitido o reajuste das tabelas de pagamento de prestadores e os pagamentos rigorosamente em dia, há 33 meses, atrativos para os prestadores de serviços de saúde.
“Agora, que temos um Planserv com as contas em dia e bem organizado, nos tornamos mais atrativos para os prestadores de serviços. Já notamos um aumento da procura por parte de clínicas, laboratórios e hospitais para fazer o credenciamento e passar a integrar a rede de atendimento do nosso plano de saúde”, afirma o secretário da Administração Manoel Vitório, que comemora a assinatura do milésimo contrato com prestador de serviço ocorrida esta semana.
Além de permitir a inclusão de novos beneficiários, a Lei 9.528 garante maior autonomia administrativa ao Planserv. O Funserv, fundo com orçamento anual de R$680 milhões, poderá investir em desenvolvimento de sistemas de informações, compra, locação, reforma ou construção de imóveis, compra e locação de veículos e contratação de serviços para treinamento e capacitação de servidores.
Essas despesas estão limitadas a 5% do orçamento anual do fundo, como já ocorria, mas, agora, os recursos poderão ser empregados para novas modalidades de gastos, dando mais agilidade à gestão do plano.
Segundo o secretário, mesmo já tendo nascido um gigante, há 11 anos, quando o Estado decidiu criar um sistema de autogestão para cuidar da assistência à saúde dos servidores em substituição ao Iapseb, o Planserv enfrentou dificuldades para se impor no mercado de planos de saúde.
Equilíbrio financeiro
O Planserv aposta, desde 2007, num modelo de gestão baseado na qualificação do gasto público, que prevê uma série de medidas para economizar recursos e poder investir mais naquilo que mais interessa ao beneficiário - a ampliação e a qualificação da rede de atendimento.
Grandes avanços foram obtidos a partir de ações como a determinação do faturamento de medicamentos genéricos (em até 80% dos casos em que a substituição seja possível) e a implantação de controles de uso de materiais hospitalares, que resultaram numa economia significativa, com recursos que foram reinvestidos na melhoria do atendimento aos beneficiários. “Depois que conquistamos o equilíbrio financeiro, ampliamos a rede de atendimento, reajustamos as tabelas de preços e passamos a garantir os pagamentos aos prestadores de serviço rigorosamente em dia, notamos que hospitais, clínicas e laboratórios, que antes não se interessavam em se credenciar, estão nos procurando em busca de nossa extensa carteira de beneficiários”, informa a coordenadora geral do Planserv, Sônia Carvalho.
A inclusão de netos dos titulares como agregados poderá ser solicitada desde que o neto tenha menos de 35 anos e não preencha os requisitos para ser titular do plano. Para isso, basta que o servidor titular comprove a relação de parentesco. Ele terá o valor referente à cobertura debitado mensalmente em seu contracheque.
Outra novidade é relativa aos empregados ativos e inativos de empresas públicas ou de sociedades de economia mista do Estado da Bahia. Eles também poderão optar por ser beneficiários do Planserv, podendo também incluir dependentes e agregados da mesma forma que os servidores estaduais. No caso específico dos inativos, no entanto, o pagamento das mensalidades do plano de saúde deverá ser feito por meio de boleto bancário.
Fonte: Diário Oficial do Estado da Bahia