Acompanhados de dirigentes da instituição e do deputado Zé Neto, estudantes feirenses marcam presença na cerimônia e presenteiam Lula
Cerca de 15 mil pessoas devem participar durante toda a semana do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), em Brasília. A cerimônia de abertura, realizada na noite desta segunda-feira (23), contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad, além de estudantes, pesquisadores, sindicatos, organizações da sociedade civil, educadores e especialistas de 16 países.
Cumprindo a promessa de que estaria no evento ao lado dos estudantes do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB) Áureo de Oliveira, situado no município de Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto se uniu a comitiva de mais de 100 pessoas entre alunos, professores e gestores da instituição para prestigiar o evento, que tem o objetivo de compartilhar experiências e debater o desenvolvimento da educação profissional no mundo.
Zé Neto, que foi estudante do CETEB, declarou seu apoio aos projetos e iniciativas da escola e integrou a delegação baiana presente nas arquibancadas do Ginásio Nilson Nelson, durante a abertura do Fórum.
Em seu discurso, o presidente Lula exaltou a presença do público e evocou os participantes chamando o nome de cada estado para constatar o número das delegações. Segundo ele, mais importante do que o número de novas escolas criadas nos últimos sete anos, é a mudança de paradigma que permitiu a melhoria da qualidade do ensino.
“De 1909 a 2002 foram construídas 96 unidades. Mas até 2010 serão 214 novas escolas técnicas. Passarão a ser 354 escolas que oferecerão 500 mil vagas”, afirmou Lula, ressaltando que ele foi o presidente que mais construiu escolas técnicas no Brasil. O investimento do MEC na expansão da rede federal de ensino será de R$ 1,1 bilhão até o final do próximo ano.
Os estudantes do CETEB, Everton da Conceição e Paulo César Souza, não esconderam a satisfação e o sentimento de alegria ao cumprimentarem o presidente Lula. Eles presentearam o presidente com uma camisa e um boné da instituição, além de entregarem um quadro pintado por moradores do distrito de Ipuaçu, região de Feira de Santana. Everton é aluno do curso de Eletrotécnica e Paulo César, que preside o Grêmio Estudantil do CETEB, cursa Mecânica Industrial.
A cerimônia de abertura teve as apresentações do Grupo Tholl Trupe Circense e da Escola de Teatro Bolshoi. O evento acontece até sexta-feira (27), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e faz parte das comemorações dos 100 anos de criação das primeiras escolas federais de educação profissional e tecnológica.
Acesse nossa galeria e confira as fotos da abertura.
Confira a programação:
Conferências - Grandes nomes debatem em três dias os três temas do evento: Educação, Desenvolvimento e Inclusão.
Debates Temáticos - Especialistas de todo o mundo discutem subtemas do Fórum.
Atividades Autogestionadas - Realização de ações paralelas como seminários, debates, palestras e oficinas propostas pelas mais de 200 instituições integrantes do Comitê Organizador.
Atividades Culturais - Espaço para apresentação de artes cênicas, música, artes visuais, filmes, lançamento de livros, rodas de leitura e moda.
Feira Gastronômica - Oficinas gastronômicas e exposição de produtos fabricados nas escolas da rede federal de educação profissional.
Mostra de Inovação - Estudantes apresentam projetos com perfil inovador em tecnologia.
Caravana da Anistia - Paulo Freire - Julgamento especial do processo de anistia política do pedagogo e educador Paulo Freire.
Biblioteca - O Fórum receberá doação de livros para formação do acervo de educação profissional da Biblioteca Nacional de Brasília.
Pôsteres - Exposição de trabalhos científicos, relato de projetos ou estudos em andamento.
Feira Economia Solidária - Associações e cooperativas apresentam seus produtos.
Para maiores informações, acesse o site do evento www.mec.gov.br/fmept