III Conferncia Estadual de Cultura vai apontar diretrizes para o setor

Aberto ontem à noite, com a presença do governador Wagner e do deputado Zé Neto, evento acontece até domingo e reúne em Ilhéus representantes de 368 municípios

De hoje até domingo, representantes de 368 municípios baianos participam em Ilhéus da III Conferência Estadual de Cultura. O encontro, que tem como tema a relação entre cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento, vai apontar diretrizes para a elaboração da Lei Orgânica de Cultura do Estado da Bahia e reunir sugestões para a Conferência Nacional de Cultura, que acontece em março do ano que vem, em Brasília.
Durante a cerimônia de abertura da conferência, realizada na noite de ontem, o governador Jaques Wagner ressaltou a importância de abrir o diálogo no momento de elaborar políticas públicas.
"Este governo entende que não vamos ser um grande estado, nem uma grande nação, sem reconhecer o valor de cada etnia, de cada região. Precisamos de desenvolvimento econômico, mas antes de tudo precisamos conhecer nossa identidade", disse o governador.

O deputado Zé Neto, que historicamente luta para fomentar a cultura e tem ações pautadas no envolvimento e apoio aos artistas, grupos culturais populares, associações, organizações não-governamentais e prefeituras, na interlocução com os governos estadual e federal, também participou da solenidade de abertura. “Não há políticas públicas com legitimidade se não houver o contato direto com quem produz e reproduz na base”, declarou o parlamentar.
Legislação – Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que também esteve em Ilhéus para a abertura da conferência, "o Brasil está substituindo o autoritarismo e a decisão unilateral, pelo diálogo. A cultura na Bahia sempre privilegiou os prósperos e excluiu os demais. Agora, todos são representados na hora de decidir", afirmou.
O secretário de Cultura do estado, Márcio Meirelles, lembrou que a conferência vai ajudar a elaborar a legislação específica para a área, que ainda não existe. Segundo ele, esse é um dos principais entraves para a democratização da cultura. "Espero que os ares de Ilhéus, que tanto inspiraram Jorge Amado, nos ajudem e que a gente saia daqui mais fortalecido, com novas ideias e propostas concretas para ampliar o acesso e garantir o direito de todos à culltura", disse.
Resultado – Durante a Conferência Estadual de Cultura, vão ser anunciados pelo Ministério da Cultura (Minc) os projetos escolhidos no edital de microprojetos do programa Mais Cultura. Em todo o Brasil foram três mil inscritos, dentre os quais mil saíram da Bahia. Foi um resultado que chamou a atenção para o trabalho de capacitação e incentivo à produção cultural realizado pelo estado.

Com informações do Diário Oficial da Bahia - Ano XCIV - Nº 20.141 (Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323