Realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Coelba, programa viabiliza um novo refrigerador com selo de eficiência e cerca de 80% mais barato
Em solenidade realizada nesta terça-feira (1º), o Governo do Estado, por intermédio das secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), em parceria com a Coelba, comemorou a marca de 11.120 refrigeradores entregues aos clientes do projeto Nova Geladeira.
Representando os consumidores baianos que já adquiriram refrigeradores eficientes por meio do projeto, seis clientes foram contemplados durante a solenidade. Participam da entrega, o governador Jaques Wagner, os deputados estaduais Zé Neto e Waldenor Pereira, os secretários Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano) e João Leão (Infraestrutura), além dos presidentes Marcelo Corrêa (Grupo Neoenergia), Moisés Sales (Coelba) e Reub Celestino (Ebal).
“Estão de parabéns a Ebal, que já demonstrou claramente que é uma empresa consistente, a Coelba, que tem dado continuidade ao seu trabalho de cunho social, e o governo Wagner, que cada dia mais tem contornado as dificuldades e levado a frente o projeto de um governo que amplia ações positivas para o povo da Bahia”, destacou Zé Neto.
De acordo com o governador, a ação está fortemente engajada no projeto apoiado pela Ebal, que intermediou, através dos postos de atendimento e da Sefaz, a responsabilidade social na isenção de impostos. “A população só tem a ganhar. Esse projeto devolve à comunidade de baixa renda uma economia significante para o bolso, além de adquirir um novo produto”, disse Wagner.
Os refrigeradores do Nova Geladeira foram escolhidos criteriosamente - são equipamentos de 252 litros, com Selo Procel de economia de energia e apresentam o menor consumo entre os equipamentos hoje disponíveis no mercado. Graças à sua eficiência, podem proporcionar uma economia média de 76kWh/mês, o equivalente a R$ 51,00 na conta de energia.
Além disso, os eletrodomésticos adquiridos utilizam o isobutano, gás refrigerante considerado ecológico, pois não agride a camada de ozônio e não aquece o planeta.
Projeto
Através do projeto Nova Geladeira, lançado em junho de 2008 pelo Grupo Neoenergia, a concessionária de energia elétrica subsidia 70% do valor do eletrodoméstico e o Governo do Estado 10%, por meio da isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), restando para o consumidor 20% do valor total do equipamento, o que equivale a R$ 120.
Na Bahia, o projeto já passou por Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Juazeiro, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Bom Jesus da Lapa.
Como participar
Os interessados devem se dirigir a qualquer agência da Coelba ou da rede Cesta do Povo - também parceira da iniciativa - para realizar o cadastro. Os pré-requisitos são residir em comunidades populares e com unidade residencial monofásica, não ter débitos com a Coelba; ter consumo médio nos últimos três meses maior ou igual a 80kWh/mês, só possuir um refrigerador e em estado precário de funcionamento, ser maior de 18 anos e morar no endereço da conta de energia.
Uma vez aprovado, o cliente se dirige à unidade da Coelba, em Pirajá, e troca - de segunda-feira à sábado, das 8 às 11h e das 13 às 16h30 - o seu antigo refrigerador pelo novo, recebendo, ainda, quatro lâmpadas fluorescentes.