'Wagner topou o desafio e o Topa é uma grande realidade', declarou o deputado Zé Neto
O governador Jaques Wagner participou nesta quinta-feira (03) da cerimônia de entrega de mais 289 mil diplomas do Todos Pela Alfabetização (Topa), referentes à segunda etapa do programa. O evento ocorreu no Pestana Bahia Hotel, em Salvador, e contou com a presença de 600 estudantes formados de diversos municípios, que representaram a totalidade de alunos que aprenderam a ler e escrever nesta fase do Topa.
Nas duas primeiras etapas do programa, foram alfabetizados aproximadamente 460 mil baianos. A terceira fase do Topa está em andamento, com 13 mil turmas em aula e mais de 480 mil inscritos. A expectativa da Secretaria da Educação para a quarta etapa, que terá início em fevereiro de 2010, é alfabetizar outros 260 mil baianos.
“Certamente vamos ultrapassar a meta fixada de um milhão de alunos alfabetizados na Bahia. Isso representa 25% do total do programa federal Brazil Alfabetizado”, informou o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltando que “a Bahia, pela irresponsabilidade de suas elites, deixou na escuridão mais de 2,2 milhões de baianos analfabetos e o resgate desse governo é o resgate da cidadania”.
O deputado estadual Zé Neto, que também esteve presente no evento para congratular os recém-formados, parabenizou ao governador Jaques Wagner pelo sucesso do programa. "Estamos pagando uma das maiores dívidas sociais em todo o estado da Bahia. Grande parte dos problemas estão relacionados às dificuldades intelectuais que impuseram ao povo da Bahia 2,2 milhões de analfabetos. Toda emoção é pouca para dizer que nos orgulhamos em compartilhar esse momento tão importante na vida do nosso estado. Wagner topou o desafio e o Topa é uma grande realidade", disse Zé Neto.
Parceria entre a SEC e Sesab garante sucesso ao Topa
Durante a solenidade de formatura, alguns alunos receberam uma nova carteira de identidade, com assinatura própria. Também foram beneficiados com óculos de grau, garantidos pelo Saúde em Movimento, programa desenvolvido em parceria pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab) para atender mais de 12 mil alfabetizandos do Topa.
O programa resultou de um levantamento realizado na primeira etapa do Topa, quando foi constatado que a maioria dos alunos tem mais de 40 anos de idade – faixa etária em que as pessoas passam a apresentar necessidade de óculos para ler. Também foi constatado que a média de rendimento familiar per capita dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do SUS e a aquisição dos óculos.
“Começamos em Mortugaba, passamos por Caetité e vamos, durante um ano de vigência do programa, chegar a mais de 25 municípios. Até agora, já foram mais de 35 mil atendimentos, com cirurgia de catarata, entre outros tipos de cirurgia ocular, e entrega de óculos. Afinal, muitas vezes, as pessoas não aprendiam a ler porque não enxergavam”, disse Wagner.
Acesse nossa galeria e confira as fotos da solenidade.
Informações: Ascom Mandato da Luta e Agecom/Governo da Bahia