Capacidade de internação da unidade passa de 50 para 150 leitos e beneficiará comunidades do subúrbio
A população de Cajazeiras e seus arredores já pode comemorar. O governador Jaques Wagner e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, inauguraram neste sábado (05), a primeira ampliação do hospital Eládio Lasserre, fundado há 13 anos, e entregaram uma nova ambulância para a unidade.
Com a ampliação, 100 novos leitos serão instalados, triplicando a capacidade de atendimento do hospital. As novas instalações, construídas dentro dos padrões ecologicamente corretos, já estão em funcionamento. Ontem, 60 pacientes foram transferidos do hospital Roberto Santos para a unidade inaugurada, contabilizando a “maior transferência inter-hospitalar que a capital já viu”, segundo o secretário Jorge Solla.
Para ele, “o apoio do governador Wagner tem tornado viável os avanços da saúde no Estado. Esse projeto já nasceu vitorioso, porque todos nós (responsáveis pelo projeto) trabalhamos por um mesmo objetivo”. O secretário ainda aproveitou a ocasião para anunciar a criação de 210 novos convênios para a construção de postos de saúde, idealizados em reunião na última semana com Jaques Wagner, Zé Neto e prefeitos de mais de 200 municípios baianos.
O governador recebeu das mãos do presidente da união das associações de Cajazeiras, Evanir Borges, o diploma de “destaque da comunidade” como agradecimento aos serviços prestados à população local. O mesmo título já foi concedido ao deputado Zé Neto em setembro deste ano.
Para Wagner, “a obra não é feita para o governador ou o secretário. Ela é feita pra vocês e com o dinheiro de vocês. È bom que a população entenda a nossa forma de governar. (...) A regra antes era ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’. A nossa regra é outra. Organiza quem pode e participa quem tem consciência!”, enfatizou o governador. Ele anunciou também a entrega de uma UTI para o próximo ano e ainda o início da construção do ginásio de Cajazeiras, em janeiro, totalizando R$7 milhões em investimentos. “O povo não vive de conversa, vive de coisa concreta”, destacou. Sobre Zé Neto, o governador declarou: “ele é um campeão. Corre pra todo lado. É um companheiro e guerreiro nosso!”.
O deputado Zé Neto prestigiou o evento, ao lado do secretário estadual de Relações Institucionais, Rui Costa; subsecretário estadual de Saúde, Amauri Teixeira; deputado federal Daniel Almeida; deputado estadual Álvaro Gomes; presidente da Associação Baiana de Medicina (ABM), Antônio Carlos Lopes, além de vereadores e lideranças comunitárias.
Ampliação
As obras do Hospital Eládio Lasserre tiveram início em junho deste ano. A unidade teve as salas de cirurgias reequipadas e também a construção de um novo refeitório.
Com as melhorias, a estimativa é que a capacidade seja aumentada de 200 para 610 internamentos mensais, beneficiando diretamente uma população de aproximadamente 600 mil pessoas.
As comunidades de Águas Claras, Cajazeiras, Castelo Branco, Fazenda Grande, Pau da Lima, São Caetano, Valéria e bairros adjacentes ainda contarão com atendimento de urgência e emergência 24h em ortopedia, com a realização de cirurgias nesta especialidade.