O evento teve a intenção de sensibilizar os setores ligados à cadeia produtiva da carne
O deputado estadual Zé Neto participou na segunda-feira (07), do I Seminário da Regionalização e Descentralização do Abate na Associação Comercial e Industrial de Jacobina (ACIJA).
O principal objetivo do evento foi sensibilizar o setor público e privado e os demais atores sociais que compõem a cadeia produtiva da carne, da necessidade urgente da construção do matadouro regional.
O encontro foi aberto pela prefeita de Jacobina Valdice Castro e contou com a participação dos deputados estaduais Zé Neto (PT) e Sérgio Passos (PSDB) e o deputado federal Severiano Alves (PDT. Compareceram também prefeitos de Caém, Serrolândia, Miguel Calmon, Umburanas, Várzea do Poço, Saúde, Caldeirão Grande, Ourolândia.
As palestras ficaram sob a responsabilidade de João Martins da Silva Junior, Presidente da FAEB, que falou sobre Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Carne; Lúcio Aragão da Silva, presidente da Junta Governamentícia do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que falou sobre a importância da Medicina Veterinária no desenvolvimento do Agronegócio e Bem estar animal; Joaci Nunes Dourado, ex-prefeito do município de Irecê, que falou sobre Convênio com o Governo Federal; Paulo Emílio Torres, Diretor do Serviço de Inspeção da Adab, que discorreu sobre o tema: Regionalização e Descentralização do Abate e Edício Silva Dourado responsável pelo projeto de construção do matadouro no município de Irecê, que falou sobre o tema: Apresentação do projeto, custos, fluxograma, viabilidade econômica e administrativa.
Para o deputado Zé Neto o dialogo é muito importante para resolver as questões de interesse social. “Existem atividades que o estado não pode se comprometer em administrar, dentre elas está à administração de um matadouro/frigorifico regional, que deve ser objeto de compartilhamento com o setor privado para que possa ter eficiência com baixo custo. Para encontrar o caminho, o dialogo é a peça fundamental e onde tiver dialogo, sempre estaremos presentes, declarou o parlamentar.
Por último, uma plenária tratou sobre a elaboração de plano de ação e assinatura do termo de ajuste de conduta.
Informações da Assessoria do deputado Zé Neto e do site Jacobina Notícias