A realização é um a parceria entre o município e o poder judiciário e deverá ser seguido por mais cidades
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Silvia Zarif, e a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Maria José Sales Pereira, inauguraram, juntamente com o prefeito Jorge Flamarion, na manhã de terça-feira (15), no município de Tanquinho o primeiro Conselho Municipal de Conciliação do Judiciário do estado da Bahia.
Silvia Zarif sugeriu que outros gestores municipais sigam o exemplo de Tanquinho, participando de convênios com o Tribunal de Justiça para possibilitar o acesso à justiça das populações dos municípios que não são sede de comarcas.
O Conselho Municipal de Conciliação de Tanquinho, que foi o primeiro da Bahia, é um posto avançado que presta os serviços da justiça, evitando que as pessoas tenham que viajar até a cidade sede da comarca, com isso agilizando a tramitação do processo e reduzindo o acervo no distrito judiciário.
O prefeito Jorge Flamarion agradeceu ao Tribunal de Justiça e disse que o conselho municipal de conciliação era uma aspiração antiga da população local. “É muito importante a presença do poder judiciário em um município. Para a comunidade local será muito bom por estar mais próximo da justiça e para prefeitura também será bom porque vai reduzir os custos, já que o município sempre custeou transporte para moradores irem às audiências em Feira de Santana” declarou Flamarion.
Compareceram ao evento representantes do mandato do deputado estadual Zé Neto; o prefeito de Santa Bárbara, Jaílson Santos; vereadores; secretários municipais, alem das principais autoridades militares da região.
Veja mais fotos em nossa galeria.