Aconteceu hoje (15), na cidade de Feira de Santana, o I Congresso Regional do SINDRACS, Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias , da região Nordeste II.
A categoria reuniu-se para prestação de contas referente ao ano de 2009 e elaboração de planos e metas para 2010. Segundo a presidente do SINDRACS/NE II, Edméia Gonçalves da Silva, uma das maiores conquistas para os agentes em 2009, foi a reivindicação, em juízo, dos direitos trabalhistas referentes ao período anterior ao processo de efetivação.
A expectativa para 2010 é o estabelecimento de um piso salarial no valor de dois salários mínimos mais gratificações, projeto que já foi aprovado pela Câmara Federal (PEC 391/09), faltando agora a aprovação no Senado e a sanção presidencial.
O deputado Zé Neto, que acompanha desde o início a luta dos ACS e ACE, faz questão de demonstrar seu apoio e afirma que continuará trabalhando para que as categorias alcancem mais essa conquista. “Com a aprovação da PEC 391 demos um importante passo para efetivamente desprecarizar essas duas importantes categorias. Vamos agora esperar o presidente Lula sancionar a emenda”, declarou o parlamentar.
15
Dez