Idealizador da cadeia do leite na Bahia, o deputado Zé Neto ressaltou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para aprimorar o setor
Os membros que compõem a Câmara Setorial do Leite promoveram na manhã desta segunda-feira, 21, no auditório da Desenbahia, a quinta reunião para dar continuidade às discussões em torno da reestruturação da cadeia leiteira no estado.
Dentre os assuntos explanados, destacou-se à criação de um selo para registro dos produtos produzidos na Bahia, bem como o desenvolvimento da campanha baseada no conceito “O Leite da Bahia é Legal”, com a finalidade de estimular o consumo dos produtos regionais e legalizados além do reconhecimento do bom padrão de qualidade que oferecem.
Além disso, questões relacionadas aos convênios com a Conab, formas de negociação dos produtos e um estudo mais detalhado sobre a questão de mercado também foram pautados na reunião.
O deputado estadual Zé Neto esteve presente e destacou a necessidade de integrar as relações com a câmara construtiva, avançando as discussões em torno da auto-suficiência da produção de leite.
O parlamentar, que tem trabalhado como interlocutor do Projeto de Modernização da Pecuária de Leite na Bahia, sugeriu que seja realizada uma reunião mais ampla no fim do mês de janeiro com a presença de secretários de estado e dos membros da Câmara Setorial.
“É hora de chamar as cooperativas e convocar o Governo do Estado, porque isso precisa ter uma amplitude para motivar, divulgar e fazer com que essa relação seja mais intrínseca nesse momento”, afirmou Zé Neto também chamando a atenção para a importância de criar uma parceria com as prefeituras municipais.
Caminhos do leite no interior da Bahia
Considerado pelo secretário de Agricultura do Estado como o “pai do leite na Bahia”, o deputado Zé Neto vem percorrendo o interior do estado debatendo sobre a cadeia do leite, trabalhando na organização dos pequenos produtores visando construir polos leiteiros. “Instalamos a Câmara Setorial e a agora temos focado especialmente a questão do financiamento, a criação da marca “Leite Bahia” e as políticas fiscais do estado”, destaca o deputado.
O parlamentar visitou o município de Itamarajú, Extremo Sul do Estado, para discutir propostas que priorizam a pecuária leiteira na região. Na ocasião Zé Neto conheceu de perto as Unidades Demonstrativas do Projeto “Balde Cheio” que tem como objetivo transferir tecnologias para extensionistas de entidades públicas e privadas, e recuperar pequenos produtores de leite que estavam à beira da falência.
Em Irecê, a convite do presidente da Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê (Aprir), o parlamentar palestrou na maior exposição agropecuária do nordeste baiano, a Expoagri. Zé Neto apresentou as estratégias de implementação das ações do Projeto “Caminhos do Leite na Bahia - Desafios e Oportunidades”, bem como a importância da constituição da Câmara Setorial que vai facilitar o investimento dos pequenos produtores.
Como proposta do deputado durante os encontros ocorridos nos municípios de Capela do Alto Alegre e Nova Fátima, o Território constituiu no mês de abril o Núcleo da Bacia Leiteira do Jacuípe. O principal objetivo do Núcleo é reestruturar a cadeia produtiva do leite e adaptar a estrutura dos fabricos da região à legislação vigente, uma vez que estes estão sendo ameaçados de terem suas atividades encerradas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por apresentarem condições estruturais inadequadas para o funcionamento.
Em virtude disso, o deputado negociou com a Adab a prorrogação do prazo estipulado aos proprietários dos fabricos e sugeriu a realização de cursos de capacitação, mediante ação da EBDA em parceria com a Adab.
Em Feira de Santana mais um passo largo e decisivo para o fortalecimento das cooperativas de leite do Estado foi dado com a realização do Seminário “Integração do Sistema das Cooperativas de Produtores de Leite da Bahia”, com o objetivo de ampliar a discussão e propor linhas de desenvolvimento e financiamento para o sistema cooperativo. O deputado Zé Neto recebeu um documento para ser entregue ao governador Jaques Wagner, contendo um diagnóstico das cooperativas.