Com liberação de mais recursos, meta de implantar 400 unidades deve ser superada
A Bahia obteve a liberação de recursos para a construção de mais 31 Postos de Saúde da Família (PSF). As portarias de números 3.276 e 3.315 foram publicadas, respectivamente, no Diário Oficial da União de 28 e 30 de dezembro.
Ainda no mês de dezembro, 79 PSFs foram habilitados, totalizando, dessa forma, recursos para a construção de mais 110 Postos de Saúde da Família na Bahia.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, avalia que a meta do Governo do Estado de entregar 400 PSFs até o final de 2010 deve ser superada com a liberação destes recursos repassados aos municípios.
Prioridade – Solla comentou que este incremento, além de todo o esforço do Governo do Estado na obtenção dos recursos perante o Ministério da Saúde (MS), sinaliza o reconhecimento do MS ao trabalho realizado pela atual administração, priorizando os investimentos na área da saúde.
"Até o final de 2009, entregamos 279 PSFs e, com a liberação destes recursos, podemos superar em 30% a meta estadual de 400 PSFs, que serão entregues até o final de 2010", comemorou.
Os municípios habilitados foram Água Fria, Alagoinhas, Apuarema, Barra do Rocha, Belo Campo, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Gandu, Iaçu, Inhambupe, Itamaraju, Ituberá, Juazeiro, Jussiape, Luiz Eduardo Magalhães, Macarani, Macururé, Marcionílio Souza, Mirangaba, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Planaltino, Presidente Jânio Quadros, Rio Real, São Félix e Vitória da Conquista.