Hospital atenderá a casos de média e alta complexidade pediátrica de Feira e região
As obras do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, já estão em um estágio bastante avançado. A estrutura física está parcialmente pronta. Os olhares agora estão sendo voltados para a finalização da estruturação interna e a futura instalação dos equipamentos técnicos que serão da mais alta tecnologia.
Segundo a engenheira responsável pela obra, Mara Clessia, o Hospital da Criança está sendo projetado para atender casos de média e alta complexidade pediátrica. “Este hospital não está sendo pensado para atender uma gripe ou uma dor de ouvido. Será para atender casos mais complexos, como câncer, problemas cardíacos e pulmonares”, afirmou Clessia, que ainda declarou que o custo operacional do hospital será por volta de 100 milhões por ano.
O HEC, que tem a inauguração prevista para o mês de julho deste ano, é uma reivindicação antiga da comunidade feirense, a qual contou com o empenho do deputado estadual Zé Neto na captação de recursos junto à União e ao Estado para viabilizar a construção da unidade e realizar o sonho dos feirenses.
Estão sendo investidos R$ 55 milhões na construção e na aquisição dos equipamentos técnico do hospital, que contará com 280 leitos, 40 UTI’s, 30 semi-UTI’s e terá a capacidade de atender a demanda de 126 municípios da região com população total de quase quatro milhões de pessoas.
O deputado Zé Neto destaca a participação do então deputado federal, hoje secretário estadual de Planejamento Walter Pinheiro nas gestões junto ao Governo para a construção a unidade. “Pinheiro foi uma das pessoas que mais se mobilizaram para fazer com que os recursos federais, tanto no que tange às emendas de bancada, quanto os recursos próprios do Governo Federal desencadeados para a saúde na Bahia, pudessem fazer parte desse empreendimento que agora o povo de Feira de Santana e região vão ganhar”, comemora o parlamentar.