PT abre inscries para pr-candidatos

O Grupo de Trabalho Eleitoral, do Partido dos Trabalhadores da Bahia, reunido hoje (7/1), na sede do Partido, realizou a abertura do processo de inscrição dos pré - candidatos a deputados Federal e Estadual e definiu que a Comissão Executiva do Partido vai estabelecer os critérios para a apresentação das postulações.
Na reunião foram estabelecidas as atribuições específicas de estruturação interna do GTE, dentre as quais: A articulação política; programa de governo; arquivos de dados e pesquisas e ainda a estruturação dos GTE’s nas regiões;foram ainda decididos um calendário para as bancadas Federal e Estaduais e vereadores da capital incluindo a região metropolitana de Salvador.
Além disso, decidiu-se que será realizada uma rodada de negociações com partidos aliados que compõem a base, a ser desenvolvida na próxima semana, sobre a responsabilidade do Presidente do PT, Jonas Paulo e do Coordenador Executivo do GTE, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
“Estabelecemos uma agenda de encontro interno do PT a iniciar-se na segunda quinzena de Janeiro, que deverão ser precedidas de um debate aberto, com a participação da sociedade e das forças políticas aliadas, nas cidades pólo onde serão realizados os encontros. Esse processo se iniciará no próximo dia 17 de Janeiro, na cidade de Maragojipe”, informa Jonas Paulo.
PT realiza contatos para a sucessão
Para Jonas Paulo há um avanço considerável no processo para integração de novos partidos na frente política formada em torno da candidatura a reeleição de Jacques Wagner, que, lembra Jonas, lidera todas as pesquisas internas, realizadas desde o mês de novembro, inclusive as oficializadas no TRE. “A preocupação central agora é com a metodologia de construção da chapa majoritária, com ênfase para a escolha do vice e do Senado; pois significa a representação do bloco político e da continuidade do projeto de mudança, que deve sinalizar a sua amplitude e o protagonismo da esquerda na sua condução. É importante estarmos em sintonia fina com o processo nacional e com a constituição de um bloco político consistente em torno de um projeto para a Bahia que passa pelas disputas na capital, cidades pólo e o próprio Estado, nos próximos cinco anos,” afirma Jonas.
Segundo ele nessa definição o papel central é dos partidos, tendo o PT – partido do governador Wagner, do presidente Lula e da provável candidata a presidência Dilma Rousseff, um papel fundamental de dar equilíbrio na condução do processo.
Jonas Paulo destaca ainda outra tarefa importante: A condução das coligações na disputa proporcional, onde no seu entender o objetivo tem que ser a ampliação da representação da esquerda e das forças aliadas na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa para melhorar a correlação de forças e o quadro de governabilidade dos nossos governos Federal e Estadual.
Para ele esses são os desafios para este primeiro trimestre de 2010, “nos estamos conscientes de nossa responsabilidade e do papel central do PT nesta conjuntura como elemento aglutinador e coordenador do processo,” conclui o dirigente petista.
Fonte: Assessoria do PT

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323