Feira de Santana receber dois novos Centros de Referncia de Assistncia Social

Governo pretende criar 89 novos Cras em todo o estado, beneficiando mais de 315 mil famílias

O número de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em toda a Bahia será ampliado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o governo federal. Em 2010 serão instalados 89 novos Cras, dois deles no município de Feira de Santana, que atualmente conta com apenas uma unidade. A ampliação contemplará 69 municípios, beneficiando mais de 315 mil famílias em toda a Bahia.
Para o deputado Zé Neto, o governo tem avançado nas suas políticas contra a exclusão social na Bahia. "Estamos muito longe do que queremos, mas já nos distanciamos muito da condição em que nos encontrávamos", afirmou.
O parlamentar comemorou a implantação dos novos centros de referência em Feira. "Esses dois novos centros, com certeza, estarão contribuindo na melhoria da qualidade de vida de diversas famílias em situação de risco que precisam de ajuda do Estado", concluiu Zé Neto.
Com a implantação desses centros, a Bahia passará a contar com 512 unidades presentes em 356 municípios. Com isso, mais de 85% dos municípios baianos passam a contar com mais essa ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Sedes.
Investimentos
Os investimentos mensais para custear essas novas unidades são de R$ 1,5 milhão, oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e de R$ 335 mil do Fundo Estadual (Feas). Esses valores serão repassados aos Fundos Municipais (FMAS), mas para isso as prefeituras precisam criar conselho, fundo e plano de assistência social e prestar contas aos governos estadual e federal.
Balanço
Em 2009, os 423 Cras existentes em 340 municípios atenderam a 1,5 milhão de famílias. Dos 69 municípios contemplados com as novas unidades, 16 ainda não contavam com esse serviço. Agora as comunidades de todos eles - Belmonte, Belo Campo, Caldeirão Grande, Castro Alves, Cícero Dantas, Guanambi, Inhambupe, Ipupiara, Jacaraci, Martina, Mortugaba, Olindina, Presidente Jânio Quadros, Rio Real, Umburanas e Várzea do Poço -, poderão ser assistidas pelos Centros de Referência.
Assim como Feira de Santana, Vitória da Conquista também ganhará este ano mais duas novas unidades para desafogar o atendimento em outras unidades dos municípios. Em Salvador, o número de Cras passará de 17 para 35.
Cras
Os Centros de Referência de Assistência Social, conhecidos como casas da família, são unidades públicas da política de assistência social. Estão localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, oferecendo serviços e programas socioassistenciais da proteção social básica e articulando ações no seu território de abrangência.
Com informações do Diário Oficial do Estado da Bahia

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323