Estaleiro na Bahia: R$ 2 bi em investimentos e 7 mil empregos

As obras devem ser concluídas em 2012 e consolidam a implantação de um polo naval na região de São Roque do Paraguaçu

As viagens a Brasília e a vários municípios do interior do estado, além da geração de emprego e renda, foram os temas abordados durante o programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom).
Segundo o governador Jaques Wagner, a instalação de um estaleiro na região de São Roque do Paraguaçu representa um investimento de R$2 bilhões e vai gerar cerca de sete mil empregos. “Três empresas baianas se juntaram. É um consórcio grande, forte, poderoso. Eu estive semana passada também em Brasília com o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, conversando sobre esse e outros temas, e eu espero que a gente consiga concluir tudo a tempo, de tal forma que a gente possa ver renascer aqui na Bahia a nossa indústria naval”.
Wagner disse ainda que foi a Brasília assinar, ao lado de outros governadores e do presidente Lula, os compromissos para a Copa do Mundo 2014. “Já estamos adiantados. Eu me orgulho em dizer, a Bahia é o primeiro estado que, já agora, quinta-feira (21), vai assinar o contrato. As obras, primeiro de demolição, começam no final de fevereiro. As obras de construção começam em junho. Então esse foi um momento também importante”, avaliou.
Visitando sete cidades do interior em uma semana apenas, o governador começou a agenda por Itapetinga, com o programa Saúde em Movimento, que está na quarta etapa, ajudando aos idosos e a outros também que estão no Topa e que têm alguma dificuldade de visão, fornecendo operação de catarata, óculos e outros tipos de cirurgia. “Confesso a minha emoção de ver pessoas de idade dizendo que estão recuperando praticamente toda a sua visão, porque só tinham 10% da capacidade visual em função de uma catarata”.
Ainda no sudoeste baiano a constatação de que foi construído o maior número de cisternas pelo Estado na cidade de Aracatu. “Inclusive, aconteceu uma coisa impressionante, pessoas que tinham ido embora para São Paulo exatamente pela dificuldade de água, agora estão retornando”. Na ocasião, Wagner autorizou a construção de mais cisternas no município. “O programa Água Para Todos continua a todo o vapor. Em Brumado inauguramos a Barragem de Cristalândia e já estamos nos preparando para a segunda etapa dessa barragem”.
O governador falou sobre a geração de emprego e renda. Segundo ele, foram 75 mil novos postos de trabalho de janeiro a novembro de 2009. “Para um ano de crise, um belíssimo número, de geração de novos empregos. E eu continuo preocupado com isso, atraindo novas indústrias em todos os ramos – turismo, serviço, comércio – e agora fazendo esse esforço para que realmente a nossa indústria naval possa se instalar ali em São Roque do Paraguaçu, ao lado do estaleiro que já existe da Petrobrás, possibilitando a geração de muito emprego, de muita qualificação profissional”. A audiência pública realizada nesta segunda (18), em Maragogipe, apresentou o estudo de impacto ambiental entregue pelo IBAMA e os detalhes do projeto.
Informações da Agecom

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323