Moradores do Lobato conversaram com o deputado, que se comprometeu em ajudar no que for possível
O deputado estadual Zé Neto (PT) esteve no Subúrbio Ferroviário de Salvador na tarde desta quarta-feira (20), onde visitou a Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Joanes Leste, no bairro do Lobato.
Acompanhado de Raimundo Pereira, presidente da Associação e morador do local há 40 anos, Zé Neto conheceu a creche e o Centro de Educação Infantil, fundado no Governo Roberto Santos (1981). Atualmente, o centro educacional atende a 100 adolescentes, entre 10 a 15 anos, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
A creche existe há 12 anos e conta com 15 professores e 13 auxiliares, totalizando 28 voluntários. O espaço acolhe 208 crianças de 01 a 06 anos, e se divide em salas de aula, banheiros, refeitório, sala de informática e área de lazer.
Falta de estrutura
Apesar do número de moradores envolvidos, a creche sofre com problemas estruturais internos e comuns à maioria das creches comunitárias, que precisam ser solucionados. Nas salas de aula, carteiras danificadas e falta de material foram apenas alguns dos problemas que o deputado Zé Neto pôde identificar. “Vamos trabalhar para tentar mudar essa realidade”, afirmou o parlamentar.
De acordo com Raimundo Pereira, a sala de informática, com cerca de cinco computadores, teve de ser desativada por falta de manutenção das máquinas, prejudicando o andamento dos cursos que eram realizados no local.
Outros problemas identificados no local estão na área de lazer da Associação. Tanto a quadra poliesportiva quanto o campo de futebol necessitam de reforma. Neles são realizadas as atividades da Escolinha de Futebol Eldorado, que existe há 5 anos e atende a 95 jovens, entre 07 e 17 anos de idade.
Medidas
Zé Neto orientou os líderes comunitários e os moradores a fazerem um levantamento mais detalhado das demandas do local, que devem ser levadas ao seu gabinete, para só então serem tomadas as medidas visando a atender tais necessidades.
Como medidas imediatas, e em reconhecimento à importância das escolas comunitárias e creches nos bairros populares da cidade, o parlamentar garantiu um auxílio financeiro para custear o salário dos professores que trabalham na creche e no centro educacional, o que segundo Pereira, “vem em boa hora”.
Nesta quinta, em conversa com o presidente da Sudesb, Raimundo Nonato, o “Bobô”, Zé Neto garantiu também o fornecimento de material esportivo para a realização de um campeonato de futebol, que acontecerá em breve, no local.