O deputado Zé Neto, um dos grandes incentivadores da reestruturação da avicultura no Estado, comemorou a instalação
Na manhã desta quinta-feira (4), o deputado estadual Zé Neto comemorou mais um avanço significativo do Governo do Estado: a implantação da Câmara Temática de Aves e Suínos. O evento, do qual participaram prefeitos, produtores, representantes e técnicos e diversos órgãos, foi realizado no auditório da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
Para Zé Neto, a Câmara será um instrumento de aproximação entre o poder público, privado e a sociedade civil organizada, e funcionará como um fórum permanente de discussão e elaboração de políticas públicas que beneficiem toda a cadeia produtiva baiana. “Estamos construindo uma política de Estado para dar sustentabilidade e segurança a este importante setor da agropecuária, que trará impactos positivos na economia dos municípios de nosso Estado”, declarou Zé Neto.
A Câmara Temática de Aves e Suínos será coordenada pelo presidente da Associação Baiana dos Pequenos Abatedores de Aves (Abapa), Almir Eloy, e fará parte da Câmara Setorial da Carne. Para o secretário de Agricultura do Estado, Roberto Muniz, a iniciativa é de extrema importância e representa um grande avanço para a Bahia. “Estamos inaugurando um novo tempo, organizando o setor para, além de atender as exigências internacionais para a exportação, trazer benefícios para nosso Estado”, disse Muniz, ressaltando ainda empenho do deputado estadual Zé Neto para o fortalecimento das cadeias produtivas, especialmente do frango, leite e do sisal.
Além do segmento bovino e da avicultura, a Câmara Setorial da Carne reúne os setores da suinocultura, bubalinos, caprinos e ovinos, e será constituída por representantes da Seagri, Adab, EBDA, Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Universidade Federal do Recôncavo, Desenbahia, FAEB, Associação Baiana de Avicultores, Associação Baiana de Suinocultores, Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia, Associação Baiana e Criadores e Sindicato da Carne.
Lutas e conquistas
O deputado Zé Neto, um dos incentivadores da estruturação da cadeia produtiva do frango na Bahia, tem estado à frente das negociações junto ao Governo para conseguir os pleitos dos produtores.
“Estamos lutando para organizar os pequenos abatedores e produtores de frango, pais e mães de família que nunca tiveram oportunidade, para que possam interagir com as três esferas de governo, buscando sempre soluções racionais para os problemas inerentes à atividade avícola no Estado, além do desenvolvimento e modernização do setor”, declarou Zé Neto.
Para o deputado petista, é preciso que haja uma melhora no financiamento, na logística, no acesso à tecnologia, no aprimoramento associativo e no fortalecimento de toda a cadeia produtiva, considerando o todo com um vetor de desenvolvimento, especialmente para a economia do interior do Estado. “Nosso trabalho tem sido no sentido da responsabilidade social compartilhada entre governo, empresários e a classe trabalhadora da atividade avícola. Estamos buscando uma política de Estado justa, que represente uma saída para todos os pequenos, médios e grandes produtores ou vendedores dessa importante cadeia produtiva”, concluiu o parlamentar.