P na Estrada: Deputado Z Neto visita municpios da regio Centro Sul

Parlamentar conheceu as demandas e dialogou com lideranças políticas, militantes do PT e categorias profissionais nos municípios de Ibitiara e Guanambi

O deputado estadual Zé Neto (PT) e a equipe do Mandato da Luta realizaram, na última semana, a primeira de muitas viagens ao interior baiano, previstas para 2010, com o intuito de conhecer melhor a Bahia e verificar as demandas de cada município, dialogando com lideranças políticas, comunitárias, movimentos sociais, categorias profissionais, mantendo assim um contato direto com o povo.
Nesta primeira incursão pela Bahia de Todos Nós, realizada entre os dias 04 e 05 de fevereiro, Zé Neto visitou os municípios de Ibitiara e Guanambi, na região Centro Sul do Estado.
Comunidade de Caldeirão
Mandacaru, terreno arenoso e plantas rasteiras compõem o ambiente no povoado de Caldeirão, localizado a 40 km do município de Ibitiara, na Chapada Diamantina. Os habitantes da localidade contam que os longos períodos de estiagem castigavam a comunidade e os animais com a seca.
Mas, com a atuação do Governo Wagner, essa realidade está começando a mudar. Estão sendo construídas, em Caldeirão e outras cinco localidades, novos poços artesianos que vão facilitar o acesso da população à água. (Os outros povoados beneficiados são Curral do Meio, Caldeirão, Chumbo, Alguidá, Roça Velha e Tanque Novo).
Mas as necessidades relacionadas à água, nessa região, ainda não serão totalmente resolvidas com essa intervenção. Por isso, o deputado Zé Neto visitou, na tarde de quinta, a comunidade do Caldeirão, para conhecer de perto a situação que vive a comunidade.
Discursando para mais de cem pessoas, na Feira Popular da localidade, o parlamentar falou sobre a viagem do presidente Lula à cidade mais pobre do Brasil, localizada no Piauí, quando assumiu a presidência, em 2003.
“Lula mostrou aos seus companheiros o município de pior Índice de Desenvolvimento Humano do país. Ao final da viagem ele disse aos seus ministros - Lá em Brasília, vocês precisam estar sempre lembrando da imagem dessas pessoas que estão esperando por nós. Essa visita a Caldeirão é para conhecer de perto as necessidades dessa região e tentar solucionar esses problemas junto com meus companheiros”, afirmou Zé Neto.
De acordo com Pedro Paulo Araújo, morador da região de Lagoa de Dionísio, a luta constante da população é pelo acesso à água. “Estamos contando com o trabalho constante e atuante do deputado Zé Neto para beneficiar as nossas comunidades e trazer mais dignidade para o povo dessa região. Através da ajuda do deputado, estamos realizando um sonho de levar água a cada casa das localidades”, disse.
Investimentos na região
Com as intervenções realizadas na região pelo Governo Federal, em parceria com governo Jaques Wagner, 3.480 pessoas estão sendo beneficiadas pelo Programa Água para Todos, através do novo sistema de distribuição de água, além do beneficio oferecido pelas três farmácias básicas e instalação de 276 ligações de rede elétrica, através do Luz para Todos. “Não sou nenhum Salvador da Pátria, mas a minha vinda até Caldeirão abastece a esperança da minha luta e dos meus companheiros que confiam a mim a tarefa de trazer mais água e desenvolvimento”, destaca.
O deputado Zé Neto anunciou também a construção de 60 casas na região. “Estamos construindo o caminho mostrando que aqui dá para trabalhar, aqui dá para ser feliz tendo água, moradia, saúde e educação”, ressaltou o deputado.
Reunião na sede
Depois da visita à comunidade de Caldeirão, o parlamentar seguiu direto com sua equipe para a sede do município, para uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibitiara. Lá, o parlamentar encontrou o ex-candidato a prefeito Beto, antigo companheiro de luta, além de diversos companheiros do PT local.
Na reunião, que contou com cerca de 50 participantes, também estiveram presentes lideranças comunitárias da região, militantes, e representantes de agentes de saúde e mototaxistas.
O presidente do PT de Ibitiara, Dermeval Matos, iniciou sua explanação recitando um poema composto por Zé Neto chamado “Todos em Nós”, na qual o deputado fala sobre sua filosofia de trabalho e seu amor pela política.
Dermeval agradeceu a atuação do parlamentar e a atenção especial que ele tem dado ao município. “Essa é a quarta vez que Zé Neto nos visita e muito nos honra a sua presença em nossa cidade”, afirmou. Dermeval também falou sobre os programas e projetos do PT municipal e destacou as ações do Governo, nos âmbitos estadual e federal, fazendo um breve balanço sobre a atuação política do governador Jaques Wagner e de Zé Neto no município.
Logo em seguida, Zé Neto pediu a palavra. O parlamentar iniciou parabenizando os membros do partido local, que segundo ele “é um dos mais organizados e coesos de todo o estado”, e congratulando Beto, que tem sido uma importante liderança no município.
Segundo Zé Neto, o partido deve trabalhar para transformar Beto em prefeito da cidade, algo que não foi possível nas últimas eleições. “Você vai ser prefeito, Beto, e nós vamos vencer o autoritarismo nessa cidade, assim como vencemos na Bahia com Wagner, e no Brasil, com Lula”, conclamou.
O deputado lembrou de algumas das principais demandas atendidas pelo Governo do Estado, através da intervenção do seu Mandato, como a perfuração de um poço artesiano na localidade de Tanquinho, que custou R$ 100 mil e beneficiou centenas de moradores, e destacou também o encaminhamento de diversos pedidos visando a melhoria na qualidade de vida da população ibitiarense, como a solicitação de um trator para os pequenos agricultores da comunidade de Lagoa do Dionísio.
Ao fim da reunião, Zé Neto ouviu algumas solicitações de lideranças comunitárias, as quais se comprometeu em analisar e tomar as providências para atendê-las.
Em Guanambi, com ACS e ACE
No dia seguinte, em Guanambi, o deputado Zé Neto participou do I Seminário Regional do Sind-ACS/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias da Serra Geral da Bahia), realizado no Recreio Tênis Clube.

O parlamentar comemorou a promulgação da PEC nº 54/2009, que dispõe sobre Piso Salarial Nacional e Plano de Carreira para os ACS e ACE, no Congresso Nacional. (Agora se tornou Emenda Constitucional 63). “O próximo passo é aprovar, no Congresso, a lei federal que regulamentará a Emenda nº 63 e estabelecerá o valor do piso salarial base e a regulamentação das atividades da categoria”, conclamou Zé Neto.
Com um discurso inflamado, o deputado foi aplaudido em diversas oportunidades, especialmente quando falou sobre a abertura de linha de crédito para melhorar a habitação dos agentes, dando-lhes o direito de ter uma casa própria, e sobre a luta na Bahia pela contratação de agentes de forma legal, desprecarizando os vínculos com as categorias em todo o estado e garantindo-lhes maiores direitos. “Essa é uma luta de todos nós. Atualmente, quatro municípios na Bahia não estão repassando o valor para os agentes, como deve ser feito. Mas nós vamos pra cima, para que os prefeitos paguem integralmente o que recebem do Governo Federal”, disparou.
Participaram da mesa também a agente comunitária de saúde Lúcia Gutemberg, o deputado estadual Luiz Augusto, a presidente da Conacs D. Ruth Brilhante, além de representantes legais de ACS e ACE, vereadores e secretários municipais de saúde.
Acesse nossa galeria e confira as fotos da viagem

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323