Decreto foi assinado pelo governador Jaques Wagner nesta quarta-feira (10); Ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica está incluída no projeto do Sistema
Analisar e fazer a triagem de estudos, projetos, pesquisas e outros tipos de investigação a serem utilizados, total ou parcialmente, para a estruturação do projeto final de construção e concessão do Sistema Viário Oeste (SVO) - que, dentre outras ações, prevê a construção de uma ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica. Estas são algumas das atribuições do Grupo de Trabalho Executivo (GTE). Criado sob o Decreto nº 11.979 e assinado nesta quarta-feira (10) pelo governador Jaques Wagner, o Grupo destina-se a avaliar a viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica do SVO e, posteriormente, enviar os dados coletados à Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan).
Com a implantação do SVO, Itaparica passará a contar com bairros planejados, áreas exclusivas para entretenimento e lazer e uma nova marina, por exemplo. Para tal, haverá uma rigorosa proteção do meio ambiente e da história do local.
O Sistema partirá da Via Expressa Baía de Todos os Santos em destino à Ilha de Itaparica. Seus 12 km de ponte/rodovia terão 08 pistas (02 exclusivas para cargas) e beneficiarão tanto o turismo da ilha quanto a mobilidade urbana da capital baiana. Lucram também o bairro do Comércio e a Península de Itapagipe, que também serão revitalizados.