Ações do Estado na cultura, turismo e segurança proporcionam tranquilidade e conforto aos baianos e turistas
Ao som da guitarra de Armadinho Macedo e da animação dos foliões, o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique entregaram, na noite desta quinta-feira (11), a chave da cidade e coroa ao Rei Momo do Carnaval 2010, o cantor e guitarrista Pepeu Gomes, abrindo oficialmente a festa, que, este ano, comemora os 60 anos do trio elétrico e os 25 anos do axé music.
O início da folia, no Campo Grande (Circuito Osmar), demonstrou o que baianos e turistas vão encontrar durante os seis dias nas ruas da cidade Salvador - alegria, muita animação e agito – e, com a benção do Momo, a festa promete ainda muito mais.
O primeiro trio a entrar na avenida foi a réplica do primeiro trio baiano – a fobica – levando para as ruas o antigo carnaval. Mascarados, pierrôs, baianas de acarajé e foliões, com diversas fantasias, acompanharam o trio criado por Dodô e Osmar, em 1950, ao som dos irmãos Macedo, que relembraram os antigos carnavais tocando frevos e marchinhas. Depois da cerimônia, os irmãos Macedo seguiram tocando os frevos de Dodô & Osmar até a Praça Castro Alves, chamando o povo para a festa. No sábado de Carnaval (13), o Fobicão desfilará no Circuito Osmar (Campo Grande), mantendo a tradição de fazer a festa para o folião pipoca.
Cultura e turismo - O governador enfatizou as ações do Estado no turismo e na cultura a fim de proporcionar mais conforto e opções para baianos e turistas que estiverem no Carnaval. Segundo Wagner, os visitantes terão um atendimento especial durante toda folia.
No total, 564 profissionais irão prestar informações a turistas brasileiros e estrangeiros sobre a programação da festa nos circuitos, por meio do Projeto Guias e Monitores do Carnaval. A equipe vai atuar no Terminal Náutico, rodoviária, aeroporto, além dos hotéis, ruas e avenidas dos três circuitos.
O Disque-Bahia também estará funcionando durante 24 horas no Carnaval e a internet será utilizada para divulgar informações relativas à festa, por meio de site e das redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook e Flickr.
“Tenho certeza que vamos fazer o Carnaval melhor do que no ano passado. A cidade está cheia de turistas, o que é bom para a hotelaria, para os taxistas, para comerciante, movimentando a economia baiana. Para os pipocas reservamos uma programação especial, com atrações de qualidade”, afirmou o governador.
O folião “pipoca” contará com mais atrações para brincar o Carnaval em todos os circuitos. Desfiles de trios sem cordas prometem arrastar a multidão. Serão quatro trios elétricos para desfilar com 17 atrações baianas e nacionais com estilos musicais variados – samba, reggae, hip hop, rock, música eletrônica e contemporânea.
O Carnaval Ouro Negro também é destaque na comemoração dos 60 anos do trio elétrico. Neste ano, 120 entidades, entre afoxés, blocos afro, índio, de samba e de reggae se apresentarão no circuito Dodô e Osmar.
Segurança - Os dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia indicam, no primeiro dia, uma redução de 20,7% no total de ocorrências policiais durante a folia em relação ao ano passado. Das 19 horas de quinta-feira (11) até às 7 horas da manhã desta sexta-feira (12), foram registradas 96 ocorrências, enquanto em 2009 o número foi de 121.
A maioria dos registros foi de furto (57), seguido de lesão corporal (17) e roubo (8). A polícia tem atuado também no combate ao uso e tráfico de entorpecentes, o que resultou em 20 ocorrências, a maioria na orla, no Circuito Dodô.
Neste Carnaval, 72 câmeras estão monitorando, 24 horas, os 13 quilômetros dos circuitos Dodô - Barra-Ondina - e Osmar - Campo Grande -, até a Praça da Sé. Elas fazem parte da estrutura de segurança montada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que também utiliza comunicação via celulares e consulta bancos de dados por meio de computadores de mão.
As imagens captadas no circuito são enviadas ao vivo para o Centro Integrado de Informações Estratégicas. Quando há uma ocorrência, imediatamente a patrulha da Policia Militar que estiver mais próxima é acionada pelos celulares.
O Centro Integrado e o posto de observação da Policia Militar, em Ondina, foram visitados pelo governador Jaques Wagner na manhã desta sexta-feira (12). Segundo ele, a utilização da tecnologia no apoio ao efetivo das ruas foi ampliada este ano e passou de 30 para 72 camêras.
“A estrutura está montada e vamos combater a violência com agilidade. Queria também lembrar que a paz depende de quem vem brincar. Espero que quem venha à rua venha com vontade de brincar, dançar, namorar, não de brigar. O carnaval é uma festa linda e não combina com violência”, completou.
Trio do Carnaval Pipoca homenageia Orlando Tapajós - Um dos trios do Carnaval Pipoca, programa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), puxado por Luiz Caldas, presta homenagem a Orlando Tapajós, um dos arquitetos da atual estrutura e desenvolvimento do trio elétrico. A homenagem será neste sábado (13), às 22h, no Circuito Dodô (Barra).
Orlando Tapajós é homenageado pela Secult e Luiz Caldas, que considera o “inventor”, um padrinho. A relação fraterna entre os dois teve início quando o cantor, ainda com 16 anos, tocou no Carnaval de Ibicaraí e conheceu seu Orlando, que o trouxe para Salvador.