Fim do impasse na criação do Conselho Gestor do HDPA está próximo

Em reunião na Secretaria de Saúde do Estado, na tarde desta quarta-feira, 15 de agosto, o deputado estadual Zé Neto; o secretário de Saúde, Jorge Solla; o diretor do Hospital Geral Clériston Andrade, Eduardo Leite; o provedor da Santa Casa, Outran Borges e o segundo vice-provedor, João Batista, avançaram com as negociações que impediam a criação de um Conselho Gestor do Hospital Dom Pedro de Alcântara, que há mais de dois meses está sendo discutido, composto pela representação da Universidade Estadual de Feira de Santana, o município, a Santa Casa e Estado da Bahia.

Com o fim deste entrave, o valor destinado pelo Estado, através do SUS, para ser utilizado na Saúde Plena do município é de 3 milhões e 800 mil reais, que deverá ser destinado, através da prefeitura, para suprir as necessidades e sanar as dificuldades do hospital. O impasse vem sendo gerado porque o município e a Santa Casa, partes envolvidas neste processo, acreditavam que o estatuto estaria sendo descumprido e a Santa Casa perderia a sua autonomia aceitando a criação de um Conselho que fosse gerir os recursos advindos do Estado com a presença da UEFS.

Segundo o deputado estadual Zé Neto, com a reunião de hoje, o provedor da Santa Casa acenou positivamente para a criação do Conselho Gestor. “Outran Borges disse que fará o possível para que até sexta-feira a UEFS seja incluída neste Conselho Gestor. Isso acontecendo até segunda-feira, ele remeterá ofício autorizando o convênio com o Estado”, explica o parlamentar.

De acordo com Zé Neto, alguns convênios estão sendo discutidos para que o HDPA seja beneficiado, como a área de Oncologia, Cardiologia e tratamento renal. “Temos todo interesse para que o Hospital Dom Pedro seja incluído no atendimento de Urgência e Emergência e de alta complexidade, atendendo Feira de Santana e região”, observa o deputado.

Com o aceno do provedor aceitando o convênio, os próximos passos dependem da mesa diretiva da Santa Casa e do município, que precisam dar anuência ao repasse dos recursos do SUS que foram designados para o Hospital Dom Pedro de Alcântara. As verbas foram conseguidas pelo governador Jaques Wagner, junto ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, somando para a Bahia R$ 21 milhões e destes, para Feira de Santana R$ 3,8 milhões, que serão destinados para o aumento do teto da Saúde Plena e repassados ao HDPA.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323