Por intervenção do deputado Zé Neto, membros da Cootraoeste se reuniram com dirigentes da Agerba para discutir demandas de interesse da categoria
Cumprindo o compromisso firmado com representantes do transporte intermunicipal baiano, o deputado estadual Zé Neto, intermediou nesta quarta-feira (24), uma reunião entre membros da Cooperativa dos Transportes Alternativos do Oeste (Cootraoeste) e dirigentes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).
O objetivo foi solucionar alguns entraves enfrentados pelos motoristas de vans e peruas que atuam no município de Barreiras e região. De acordo com o presidente da Cootraoeste, Jackson Pereira, o principal problema tem sido a implementação do projeto de lei que institui a política estadual de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.
Segundo Carlos Dagoberto Muniz, presidente da Associação das Cooperativas e Permissionários do Transporte Complementar e Alternativo do Estado (Atac), mesmo tendo sido aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo governador Jaques Wagner em fevereiro do ano passado, o projeto ainda não foi implementado nos municípios, o que tem influenciado pessoas de outros estados a integrarem o sistema.
“Após terem ciência da legalização, inúmeras pessoas estão formando cooperativas e comprando carros para atuar no transporte complementar. Esse problema tem ocorrido, principalmente, nas cidades de Barreiras, pela proximidade com Brasília, e em Juazeiro, por ser zona fronteiriça com Pernambuco”, afirmou Dagoberto.
O diretor de Qualidade e Serviços (DQS) da Agerba, Gildásio Rocha, ouviu as demandas e se comprometeu em buscar saídas emergenciais para solucionar o problema. “Compreendo a situação de vocês e sei que devemos trabalhar para organizar um serviço que anteriormente não existia, do ponto de vista legal. Acho que o caminho mais rápido para resolver esse impasse é dar celeridade ao processo licitatório”, explicou Gildásio, destacando o trabalho e empenho do deputado Zé Neto a favor da categoria.
Zé Neto e o Transporte Alternativo - Desde quando se tornou vereador, no ano de 2001, Zé Neto tem sido porta-voz da categoria em prol da regulamentação da atividade no interior da Bahia. Em 2003, como deputado estadual, deu entrada em um Projeto de Lei junto a Assembléia Legislativa, cuja proposta era a regulamentação do Subsistema do Transporte Complementar de Passageiros. E a LUTA não parou por aí. O parlamentar, escolhido para ser o interlocutor entre a categoria e o Executivo, continua brigando pelos direitos dos que tiram seu sustento através do transporte alternativo.
Confira o discurso do deputado em defesa da categoria.