Z Neto participa do Terceiro Ciclo de Palestras do Pensar a Bahia

"Agora estamos pensando a Bahia em curto, médio e longo prazo", avaliou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia

É possível fazer circular a economia incluindo mais pessoas. Essa é a idéia do "Pensar a Bahia", cuja terceira edição foi realizada na manhã desta quarta-feira (03), no Hotel Fiesta, em Salvador, e contou com a presença do presidente reeleito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto, uma das autoridades que compuseram a mesa de abertura do encontro.
As políticas agrícolas, a descentralização industrial, a mineração e o desenvolvimento sustentável foram assuntos presentes na pauta do Terceiro Módulo deste programa de debates, base do Governo da Bahia para elaborar, através da Secretaria do Planejamento (SEPLAN), um plano de desenvolvimento estadual.
Durante a cerimônia de abertura da reunião - cujo foco foi o valor da agricultura familiar e do agronegócio como atividades primárias da economia, bem como a questão ambiental na pauta de projetos institucionais e os modelos de desenvolvimento socioeconômico a partir da lógica sustentável - o chefe de gabinete da Seplan, Edson Valadares, falou sobre a importância de um programa de planejamento como este, que visa desenvolver medidas para reduzir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida dos baianos. "Não trabalhamos com planejamento pensando apenas na área econômica mas, principalmente, nos cidadãos, nos aspectos sociais, ambientais, culturais...", disse.
Para Zé Neto, em meio ao processo de execução física da retomada do desenvolvimento estadual, o ato de projetar precisa, de fato, ser prioridade. "Um dos maiores problemas que encontramos na Bahia foi o absoluto esvaziamento do Estado com relação a projetos, especialmente em infraestrutura e logística. Agora estamos pensando a Bahia em curto, médio e longo prazo", avaliou.
E como integrar é uma das palavras de ordem para o desenvolvimento da "Terra de Todos Nós", meio ambiente, saúde, estradas, habitação, finanças, enfim, as diversas áreas estão sendo integradas.
De acordo com Zé Neto, esta é uma maneira de buscar otimização as ações governamentais, dando eficiência e consolidação a programas que visem levar adiante acúmulos, "deixando de lado posicionamentos ideológicos, partidários, desse ou daquele governo que esteja no comando no curso do processo de crescimento da Bahia. Estamos pensando o Estado até 2023 quando nós, baianos, comemoramos os duzentos anos de independência de nossa terra", ponderou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, compartilha este pensamento do deputado. "De fato, estamos vivenciando um período onde pensar nos verdadeiros atores sociais, os cidadãos, é questão prioritária. Em despeito de estarmos em ano eleitoral, estamos aqui reunidos discutindo melhorias, que virão a partir do planejamento, para a cidade, para os baianos", disse Florence.
O Secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, acredita que, no momento de planejar, a dica é conjugar os verbos passado, presente e futuro. "Precisamos usar o passado como base. É através das informações do passado e saboreando as coisas do presente que podemos melhorar nosso futuro", considerou.
Presentes – dentre as autoridades que compareceram ao evento, compuseram a mesa de abertura, além do deputado estadual Zé Neto e do secretário de Planejamento Walter Pinheiro, o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Luiz Alberto Pititinga; o presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub Celestino; o diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Machado Lopes; o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Eduardo Salles e o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), Jonas Dantas.
Para mais informações sobre o "Pensar a Bahia", acesse: www.seplan.ba.gov.br

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323