Voluntrias Sociais da Bahia entregam enxovais a 200 gestantes

Presidente da entidade, a primeira-dama Fátima Mendonça falou sobre a responsabilidade de ser mãe

A edição 2010 do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, começou nesta sexta-feira (5), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Nesta primeira etapa, 200 gestantes foram contempladas com a entrega de enxovais, mediante a realização do pré-natal.
“Pretendemos com isso fortalecer a responsabilidade de ser mãe, estimulando essas mulheres a terem seus filhos com mais saúde e cuidado”, afirmou a presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça.
A ação visa, sobretudo, fortalecer a política estadual de redução de morte materna e de recém-nascidos, por meio de palestras educativas e do monitoramento da realização do pré-natal. A expectativa é atender mil gestantes ao longo deste ano, mantendo a meta de 2009, quando foram entregues mil enxovais como incentivo às que cumpriram o pré-natal.
“Portanto, não se trata somente da entrega de enxovais, mas de estímulo e acompanhamento do pré-natal. Ele garante a imunidade através das vacinas, a saúde da gestante por meio de exames completos e a manutenção da pressão arterial saudável, impedindo a eclampse no parto”, explicou a coordenadora do Serviço Social das Voluntárias, Tânia Nogueira.
Para isso, serão empreendidas outras três etapas do programa, em maio, agosto e novembro. Em cada uma delas são firmadas parcerias com dez associações de bairros carentes de Salvador, que inscrevem 20 gestantes da comunidade que estejam com o pré-natal em dia para participar da iniciativa.
Nesta etapa inicial, participaram bairros como Novos Alagados, Canabrava, São Cristóvão, São Caetano e Fazenda Grande do Retiro, além de núcleos de mulheres grávidas que trabalham com economia solidária, numa parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprega, Renda e Esporte (Setre).
“A partir desta articulação, fortalecemos o compromisso social com as associações de bairro, que se tornam aliadas importantes para a mobilização em torno da importância do pré-natal”, destacou Tânia.
A coordenadora declarou que essas parcerias permitem o acompanhamento das condições das unidades de saúde dos bairros. “Através deste programa, é possível saber sobre os medicamentos disponíveis para as gestantes, bem como a disponibilidade de médicos e equipamentos para as consultas. A partir disso, nos articulamos também com a Secretaria Municipal de Saúde”, explicou.
Aprovação
Elaine Cristina Lima, moradora da Fazenda Grande do Retiro e grávida de sete meses do seu segundo filho, aprovou o Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal.
“Na minha primeira gravidez, não tive essa conscientização do quanto era importante cuidar de mim para o meu bebê nascer com saúde. E ainda ganhei esse kit, que vai me ajudar muito, já que a renda do meu marido é pouca e estou desempregada”, contou.
O kit recebido por Elaine obedece ao padrão de enxovais entregues pelas Voluntárias. Ele é composto por banheira, dois pagãos, duas camisetinhas, dois cueiros, dois lençóis, uma tolha de banho com touca, dois pares de meia, um pacote com cinco fraldas de pano, um pacote de fraldas descartáveis, fita adesiva, cotonetes, um pacote de presilhas e um sabonete com saboneteira.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323