Programa Balde Cheio oferece assistncia a produtores rurais de nove municpios baianos

Para Zé Neto, interlocutor do Projeto de Modernização da Pecuária de Leite na Bahia, programa é um dos mais completos para o desenvolvimento do produtor rural

O Balde Cheio, maior programa de transferência de tecnologia já realizado na pecuária leiteira do Oeste baiano, voltou a ganhar destaque no final de fevereiro com a realização de mais uma de suas atividades. A iniciativa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e executada na região pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal (Neppa), do Campus 9 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Barreiras, promoveu o 2º Ciclo Dia de Campo.
A ação envolveu a organização de nove encontros (entre os dias 19 e 26 de fevereiro) em propriedades rurais dos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Wanderley, São Desidério, Santa Rita de Cássia, Baianópolis, Angical, Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves. Nesses encontros, aconteceram aulas práticas sobre gerenciamento de propriedade, eficiência reprodutiva, melhoramento genético e controle sanitário do rebanho.
Com dez anos de atuação, o Balde Cheio já beneficiou cerca de duas mil propriedades rurais em 12 estados brasileiros. Na Bahia, as atividades do programa, iniciadas em abril de 2009, promovem capacitação tecnológica gratuita a cerca de 90 produtores rurais de pequena escala do Oeste, com investimento das prefeituras dos municípios beneficiados.
A equipe técnica do Balde Cheio antecipou que está prevista a inclusão de mais 20 propriedades rurais da região nas ações de assistência e transferência tecnológica do programa. Além da Uneb e das prefeituras das cidades envolvidas, o programa conta com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
Zé Neto destaca importância do Programa
Em dezembro de 2008, o deputado estadual Zé Neto (PT) visitou o município de Itamarajú, Extremo Sul do Estado, para discutir propostas que priorizam a pecuária leiteira na região. Na ocasião, Zé Neto conheceu de perto as Unidades Demonstrativas do Projeto “Balde Cheio”, que tem como objetivo transferir tecnologias para extensionistas de entidades públicas e privadas, e recuperar pequenos produtores de leite que estavam à beira da falência.
Para o parlamentar, o “Balde Cheio” é um dos mais completos programas para o desenvolvimento do produtor rural, porque nada se investe, apenas o desejo de acertar é necessário para começar o negócio recebendo gratuitamente toda orientação técnica para se tocar a atividade.
Na oportunidade,
Zé Neto realizou uma visita às Unidades Demonstrativas do Projeto Balde Cheio, onde destacou a necessidade da criação de cooperativas e de estabilizar as condições de futuro do produtor. O deputado ainda destacou a importância do desenvolvimento do leite na Bahia e a necessidade de reciclar, na prática, os conhecimentos técnicos dos produtores rurais envolvidos na bovinocultura leiteira, dando ênfase aos conceitos básicos que regem a atividade sobre a sustentabilidade e rentabilidade econômica.
Com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323