1080 famílias da Ayrton Senna e Lagoa Grande recebem casas em agosto
O deputado estadual Zé Neto (PT) promoveu nesta sexta-feira (12), Audiência Pública para discutir a relocação das famílias que moram na Avenida Ayrton Senna e no bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana. O evento foi realizado no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence (Estadual) e José Pinheiro (Municipal), além de moradores, representantes da Conder, Embasa e líderes de movimentos sociais.
Os representantes da Conder apresentaram os projetos de construção dos dois novos conjuntos habitacionais e os moradores que participaram do encontro sanaram dúvidas em relação à execução das obras.
A realização de projetos de saneamento básico tem melhorado a qualidade de vida dos feirenses e proporcionado mais saúde para a população. “Nós estamos vivendo uma euforia de desenvolvimento urbano. Agora teremos uma lagoa saneada, limpa, em uma área privilegiada. Essa será uma construção histórica, a Lagoa Grande será um grande postal de nossa cidade”, ressalta o deputado Zé Neto.
Para Miguel Cal, representante da Conder, órgão responsável pela construção dos novos conjuntos habitacionais, relocar as 390 famílias da Avenida Ayrton Senna e 690 da comunidade Lagoa Grande é oferecer mais qualidade de vida. “Com o saneamento básico, a comunidade terá menos doenças e mais condições de sobrevivência. Essa é uma obra que pensa em Feira de Santana e principalmente na população”, explica.
A audiência também contou com a presença do professor Gerinaldo Costa; Horácio Amorim, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Vacarezza, diretor do CIS; Anderson Carneiro, representante do Instituto de Meio Ambiente; Albertino Carneiro; Marcos Machado, integrante da Empresa Baiana de Alimentos e alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão, do curso de edificações.
Demandas
Jailza Costa, moradora da extensão da Avenida Ayrton Senna há 30 anos, solicitou a entrega imediata das unidades habitacionais. “Esse projeto estava no papel desde que comecei a morar lá e agora está sendo realizado. É a realização de um sonho. Peço pressa porque ia reformar minha casa e não fiz porque me avisaram que vou ganhar uma nova. Atualmente, minha família está vivendo em risco porque minha casa está quase caindo”, afirma a moradora.
Segundo informações da Conder, o conjunto habitacional que está sendo construído para os moradores da Ayrton Senna será entregue em agosto de 2010.
O secretário Afonso Florence frisou que as reivindicações das comunidades são sempre bem recebidas. “Lula fez a política de habitação e no Governo Wagner nenhuma família foi retirada de sua casa sem receber uma moradia digna”.
Investimentos - Durante a audiência, o secretário Afonso Florence também se comprometeu em encaminhar para o Conselho de Administração da Embasa, o projeto de saneamento da Bacia do Pojuca, que corresponde a 13% do território de Feira de Santana. Cerca de 90 mil famílias serão beneficiadas e o projeto irá englobar os bairros da Cidade Nova, Feira VI, Feira V, parte da Getúlio Vargas e João Durval, Conceição e adjacências.
Zé Neto relatou que para Feira de Santana já foi liberado o investimento de R$ 118 milhões para saneamento básico e, até junho deste ano, o valor chegará a mais de R$ 130 milhões. De acordo com o parlamentar, no próximo mês de maio será realizado um novo encontro para avaliar os encaminhamentos das ações de desenvolvimento urbano no município.
Veja mais fotos da audiência em nossa galeria