Solenidade reuniu militância e diversos políticos e autoridades, como o governador Wagner e o presidente do PT nacional José Eduardo Dutra
O presidente reeleito do PT baiano Jonas Paulo e o novo diretório regional do partido tomaram posse neste sábado (13), em cerimônia realizada no Hotel Sol Barra, no bairro da Barra, em Salvador. A solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, além de secretários estaduais, deputados, prefeitos e vereadores. O destaque, entretanto, ficou por conta da presença maciça da militância petista, que inclusive foi lembrada no tema do encontro com a frase “Nossa Força é Nossa Militância”.
O presidente do PT nacional José Eduardo Dutra parabenizou Jonas Paulo pela vitória e o declarou oficialmente empossado, após destacar a responsabilidade e importância que ele terá para ajudar a eleger a companheira Dilma como a primeira mulher presidente da república e na condução do governador Jaques Wagner à reeleição na Bahia. Para Dutra, a eleição de Dilma e Wagner será natural, se forem considerados os avanços conquistados pelo PT no comando da Bahia e do Brasil. "Os oito anos de Lula na presidência deixam no chinelo os mesmos oito anos de Fernando Henrique Cardoso", afirmou. Entretanto, o presidente do PT disse que era necessário evitar o clima de oba-oba. "Diziam que nós precisávamos pensar num plano B, mas, por ironia do destino, agora são eles quem começam a falar em plano B, C... Entretanto, não podemos ficar de salto alto", conclamou, ironicamente solicitando apoio para uma mulher.
O governador Jaques Wagner também iniciou seu discurso congratulando o presidente reeleito Jonas Paulo, desejando-lhe uma "gestão profícua, que fortaleça o PT baiano cada vez mais". De acordo com Wagner, o sucesso de Jonas e do PT baiano é resultado de um projeto político que começou a ser implantado há muito tempo, e que deve ser levado adiante. O governador também parabenizou o novo presidente do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra, primeiro nordestino a comandar o partido. "Dutra vai conduzir a tarefa de eleger Dilma com a serenidade que conduziu a maior empresa deste país", afirmou, lembrando do tempo em que Dutra (nascido no Rio, mas radicado em Sergipe) comandou a Petrobras, entre 2003 a 2005.
30 anos do PT
Em sua fala, o empossado Jonas Paulo, que foi reeleito para ficar à frente do cargo por mais três anos, resolveu destacar os 30 anos da legenda. Após a exibição de alguns vídeos, que destacam a gloriosa trajetória do PT, o presidente regional falou sobre a responsabilidade que o PT baiano terá nas próximas eleições. "A responsabilidade do PT da Bahia é maior que a de qualquer diretório de outro estado, pois, se nos três maiores colégios eleitorais do país a disputa for equilibrada, ficará para a Bahia, enquanto quarto maior colégio, a responsabilidade de garantir a companheira Dilma como a primeira mulher na presidência do Brasil", enfatizou.
Presentes
Diversos políticos - dentre eles, secretários, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças -, ligados ao Partido dos Trabalhadores estiveram presentes no evento. Uma das presenças mais comemoradas foi a do ex-governador da Bahia Waldir Pires, que era aplaudido toda vez que seu nome era citado. Do secretariado de Wagner compareceram Nelson Pelegrino (Justiça), Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano), Robinson Almeida (Comunicação), Osvaldo Barreto (Educação); Também estiveram na solenidade o deputado federal Emiliano José; O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT); Os deputados estaduais petistas Paulo Rangel, Yulo Oiticica e Bira Coroa; Os prefeitos Jailson Costa (Santa Bárbara), Jorge Flamarion (Tanquinho), Toinho (Amélia Rodrigues), Luiz Caetano (Camaçari) e Moema Gramacho (Lauro de Freitas); Os vereadores Danilo (Coité), Carballal (Salvador), Vânia Galvão (Salvador), dentre outros.
Acesse nossa galeria e confira as fotos do evento.